principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Vila Franca do Campo , 11 de Dezembro de 2019

Andreia Cardoso afirma que é na família que está "o cerne da garantia dos direitos e da proteção das crianças”

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Vila Franca do Campo, a importância das ações de sensibilização sobre os direitos da criança como uma “oportunidade de reflexão e debate”, frisando que “na família está o cerne da garantia dos direitos e da proteção das crianças”.

 

Andreia Cardoso falava à margem da última sessão destinada às crianças promovida pelo Comissariado dos Açores para a Infância, integrada na Estratégia Regional de Combate à pobreza e Exclusão Social, que decorreu na Escola Secundária Armando Côrtes Rodrigues.

 

A iniciativa foi desenvolvida em todos os concelhos dos Açores e o modelo adotado dividiu-se em dois momentos, um destinado às crianças e outro dirigido aos pais, tendo como objetivo apresentar um conjunto de instituições existentes em cada concelho, promotoras do desenvolvimento das crianças e da sua proteção.

 

“Associado a estas iniciativas e sendo muito importante no reforço das competências dos pais, o Governo dos Açores tem apostado, ao longo dos últimos anos, nos programas de Educação Parental, que têm tido eixos novos, com vista a chegar a um cada vez maior número de pais ou figuras parentais, reconhecendo exatamente de que na família é que está o cerne da garantia dos direitos e da proteção das crianças”, afirmou a Secretária Regional.

 

Andreia Cardoso referiu que estas sessões visam esclarecer e dar a conhecer aos pais os recursos que existem na comunidade em que inserem, funcionando ainda como “espaços de colaboração com os pais na procura das soluções mais adequadas possível para fazer aos problemas que as crianças vão apresentando”.

 

As ações abordam temáticas sobre a forma como a comunidade se mobiliza para garantir às crianças e jovens a prestação de cuidados de qualidade, que promovam o desenvolvimento do seu máximo potencial.

 

Nas sessões foram abordados temas como a intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens na promoção dos direitos das crianças e na prevenção da negligência, a intervenção das equipas de Saúde Escolar na promoção dos direitos das crianças e dos jovens, os riscos associados à utilização da Internet, a importância da supervisão e do acompanhamento parental, e a adoção e comportamentos de autoproteção por parte de jovens e de adultos.

 

“Um dos momentos que os jovens gostam muito tem a ver com o uso adequado da Internet e os cuidados a ter, tanto pelos pais como pelas crianças, no acesso a essa ferramenta, que hoje em dia é fundamental, mas que naturalmente encerra em si alguns perigos para os quais os pais e as crianças deve estar preparados”, disse a Secretária Regional.

 

As ações de sensibilização e informação sobre a Convenção dos Direitos das Crianças contaram com a participação das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, das Equipas de Saúde Escolar e do Embaixador Português para a Segurança da Internet.

GaCS/SRSS
 
Anexos:  
2019.12.11-SRSS-CAI(1).mp3 2019.12.11-SRSS-CAI(2).mp3   19.7102.jpg 19.7103.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Investimento de 3ME na requalificação e construção de equipamentos na aérea da infância e juventude, afirma Andreia Cardoso

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de janeiro

Museu do Pico acolhe exibição do filme "O Homem do Vento Norte"

Museu da Horta promove oficina "Objetos que marcam o tempo"

Teresa Machado Luciano afirma que acordo com sindicatos médicos está para breve



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


  



 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal