principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Nordeste , 23 de Abril de 2019

Açores com mais bombeiros e escolas de infantes e cadetes, destaca Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, no Nordeste, o aumento do número de bombeiros e o surgimento de novas escolas de infantes e cadetes nas associações humanitárias de bombeiros voluntários dos Açores.

 

“São variadíssimos os sinais desta entrega e crescimento da família de bombeiros que nos indicam que há um espírito de missão que se perpetua”, frisou Rui Luís, que falava na cerimónia comemorativa do 39.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Nordeste.

 

Na última década, os dados registados apontam para um aumento de mais de uma centena de elementos, voluntários e assalariados, passando de 720 bombeiros em 2009, para 831 atualmente.

 

O responsável pela pasta da Proteção Civil sublinhou o dinamismo e a capacidade de recrutamento das associações, apontando as escolas de infantes e cadetes como um bom exemplo dessa mobilização.

 

No total, foram criadas oito escolas, nos concelhos de São Roque do Pico, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Nordeste, Vila Franca do Campo, Horta e Santa Cruz das Flores.

 

Ingressaram nestas escolas 350 elementos, incluindo infantes, cadetes e estagiários, tendo-se verificado, no espaço de um ano, o aumento de 200 inscritos e o surgimento de mais três escolas.

 

“Mesmo nas ilhas com menor população, são estas escolas que lançam a primeira etapa de formação nas áreas do voluntariado, da proteção e do socorro, criando condições para a habilitação de novos bombeiros”, acentuou Rui Luís.

 

Na ocasião, o Secretário Regional afirmou que o Governo dos Açores está a trabalhar na valorização e melhoria das condições de trabalho dos bombeiros voluntários.

 

“Refiro-me especificamente à portaria 10/2010, que nos comprometemos a rever e cuja primeira reunião do grupo técnico constituído nesse âmbito, e de acordo com o Código de Trabalho, tem a sua primeira reunião em maio”, adiantou.

 

Na sua intervenção, Rui Luís salientou ainda o esforço de investimento que tem sido feito nas corporações, com reflexos na melhoria das condições de trabalho dos bombeiros.

 

“Prova disso são as verbas aplicadas nesta associação, onde, só nos últimos dois anos, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores investiu cerca de 300 mil euros, que se traduzem em grandes reparações de viaturas, na remuneração dos tripulantes de ambulâncias e na aquisição de equipamentos”, afirmou o Secretário Regional.

 

No âmbito do reforço de viaturas, Rui Luís realçou o investimento de 1,5 milhões de euros que está a ser feito nesta legislatura para apetrechar todas as corporações com ambulâncias de socorro.

GaCS/MS
 
Anexos:  
2019.04.23-SRS-AniversárioBombeirosNordeste(1).mp3 2019.04.23-SRS-AniversárioBombeirosNordeste(2).mp3   19.5097.jpg 19.5098.jpg 19.5099.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 de maio

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de maio

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 de maio

Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove exposição do Periódico Mais Pequeno do Mundo

EBI Roberto Ivens vence Fase Zonal A do 2º ciclo dos Jogos Desportivos Escolares 2018/2019



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal