principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Lagoa , 18 de Setembro de 2019

Ações de sensibilização para divulgação dos direitos das crianças serão realizadas em toda a Região, anuncia Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, na Lagoa, a realização de ações de sensibilização em todos os concelhos dos Açores para divulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança, a ter início já no final de setembro.

 

Andreia Cardoso falava na cerimónia de inauguração da nova sede da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Lagoa, onde adiantou que os encontros se destinam a grupos-alvo com intervenção direta na operacionalização dos seus princípios, designadamente as crianças e jovens, pais, cuidadores, familiares e entidades com competência em matéria de infância e juventude local, especialmente nas áreas da saúde e educação.

 

Com a realização deste conjunto de iniciativas, segundo Andreia Cardoso, “pretende-se sensibilizar as comunidades para os direitos da criança”, dando especial enfâse ao direito da criança à participação, envolvendo a comunidade, numa ótica de descentralização, e atendendo às responsabilidades que sobre a mesma recaem em matéria de prevenção.

 

“A génese da legislação que determina a constituição das CPCJ tem exatamente o pressuposto de garantir o envolvimento de uma comunidade, isto é, de todos os agentes na resolução dos problemas que se colocam ao desenvolvimento integral e inclusivo das crianças”, disse. 

 

Nesse sentido, a Secretária Regional destacou o papel da Câmara Municipal da Lagoa, “que valoriza a sua Comissão e que tem prestado apoio ao longo do tempo, não só no que diz respeito à disponibilização do espaço e apoio logístico, mas especialmente no apoio em recurso técnicos”.

 

“Assegurar o desenvolvimento de uma comunidade passa, naturalmente, por assegurar o bem-estar e o desenvolvimento das crianças e é essa aposta que o Governo dos Açores, em parceria com a Câmara Municipal da Lagoa e todas as entidades parceiras envolvidas na dinamização desta comissão, têm feito”, afirmou. 

 

Andreia Cardoso referiu ainda que a constituição do Comissariado dos Açores para a Infância foi “determinante na qualificação da intervenção, embora este seja um trabalho permanente e em contínuo, para garantir a formação, não só daqueles que compõe as CPCJ, mas também de todos os que intervêm, designadamente nas áreas da saúde e da educação”.

GaCS/SRSS
 
Anexos:  
2019.09.18-SRSS-CPCJ(1).mp3 2019.09.18-SRSS-CPCJ(2).mp3   19.6217.jpg 19.6218.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Diploma do licenciamento das instalações elétricas “tem como objetivo simplificar e reduzir os processos burocráticos”, afirma Marta Guerreiro

Secretária Regional da Saúde afirma que a maioria das diretrizes do estudo sobre comportamentos aditivos já estão em implementação

Vasco Cordeiro felicita Presidentes da Assembleia e do Governo Regional da Madeira

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 e 18 de outubro

Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, promove Oficina de Tinturaria Natural



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal