principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Rabo de Peixe , 31 de Maio de 2019

Qualificar é a palavra de ordem para um setor da pesca próspero, defende Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reiterou hoje, em Rabo de Peixe, que a escolarização e a formação profissional têm sido “uma aposta clara” do Governo dos Açores para a qualificação dos pescadores da Região.

 

“Estamos a conseguir uma maior capacitação dos profissionais do setor e também a dignificação da sua profissão porque ser pescador é um trabalho cada vez mais exigente”, afirmou Gui Menezes, que falava nas comemorações do Dia Nacional do Pescador, em que foram entregues diplomas de certificação a 38 pescadores, no âmbito dos Cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC), da Rede Valorizar.

 

Estes cursos, desde que arrancaram no ano passado, já permitiram certificar 155 pescadores nas ilhas de São Miguel e Terceira, em oito ações realizadas, numa parceria entre as direções regionais do Emprego e Qualificação Profissional e das Pescas.

 

“Qualificar é a palavra de ordem”, frisou Gui Menezes, defendendo que a qualificação dos pescadores vai contribuir para um setor “mais desenvolvido”.

 

“Estou hoje aqui, com um gosto redobrado, por poder entregar diplomas aos profissionais da pesca que tiveram a coragem de voltar às salas de aula para aprenderem e para terem uma cédula de pescador”, disse o titular da pasta do Mar.

 

Durante a sua intervenção, Gui Menezes defendeu que o aumento do rendimento no setor é “um trabalho que também tem de partir da classe piscatória, dos armadores e pescadores”, sublinhando que este ano, com o mesmo valor de capturas de 2018, a primeira venda de pescado rendeu nos Açores 12,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 17% face ao ano passado, e um aumento de 47% comparativamente a 2017.

 

O Secretário Regional adiantou ainda que a pesca de lulas e de chicharros, “espécies a que os pescadores de Rabo de Peixe se dedicam muito”, rendeu mais de 5,5 milhões de euros.

 

“Em termos de preço médio, regista-se uma valorização do pescado na primeira venda, que se situa agora nos 6,31 euros por quilo, o que representa um aumento de 17% face ao ano passado, e, se recuarmos até 2016, este valor representa um aumento na casa dos 38%”, afirmou.

 

Gui Menezes lembrou que “um dos grandes desafios é o de promover a competitividade e a sustentabilidade nas empresas do setor das pescas, com uma aposta na inovação e na qualidade dos produtos e em formas alternativas de rendimento”.

 

“O Governo dos Açores tem trabalhado e compromete-se a continuar a trabalhar pelo futuro deste setor e pelo interesse da pesca nos Açores, mas uma pesca responsável”, sublinhou, enaltecendo o “trabalho atento” que tem sido desenvolvido pelas associações do setor no apoio à comunidade piscatória.

 

As comemorações do Dia Nacional do Pescador em Rabo de Peixe, que se assinala anualmente nesta data, foram uma iniciativa da Associação Sete Mares, em parceria com a Direção Regional das Pescas.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.05.31-SRMCT-DiaPescador(1).mp3 2019.05.31-SRMCT-DiaPescador(2).mp3 2019.05.31-SRMCT-DiaPescador(3).mp3   19.5475.jpg 19.5476.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Vasco Cordeiro manifesta, em nome do Governo, “grande consternação” pelo falecimento de André Bradford

Museu de Angra do Heroísmo promove recriação histórica O País que Cabia na Ilha: Intrigas de Angra, em Tempo de Afonso VI

Governo garante reposicionamentos dos docentes por aquisição de novas habilitações

Governo Regional apoia 168 projetos na área do artesanato

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal