principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 5 de Junho de 2019

PO Açores 2020 liberta cativação de mais de 68 milhões de euros de fundos comunitários

O Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais afirmou que o Programa Operacional Açores 2020, o programa com maior dotação financeira de fundos comunitários para os Açores, mais de 1,1 mil milhões de euros, atesta em relatório de execução que as metas intermédias para 2018 foram cumpridas, reunindo as condições para a libertação de uma cativação de pouco mais de 6% do valor global dos fundos, a designada 'Reserva de Eficiência', nos termos da regulamentação comunitária aplicável.

 

A autoridade de Gestão do PO Açores 2020 apresentou e solicitou a aprovação do relatório de execução do programa numa reunião do Comité de Acompanhamento que decorreu hoje, em Ponta Delgada.

 

Este Comité de Acompanhamento teve a participação especial da Chefe de Unidade da DG REGIO (Direção-Geral da Política Regional e Urbana para Portugal e Espanha), que visitou terça-feira alguns projetos e, nesta reunião, chefiou a delegação da Comissão Europeia.

 

A reunião contou também com representantes dos parceiros económicos e sociais regionais, das secretarias regionais e do setor público e ainda da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, autoridade nacional de pagamento dos fundos comunitários.

 

No Comité de Acompanhamento, entre outros assuntos, foi apresentado o ponto de situação mais recente, reportado ao primeiro quadrimestre deste ano, no qual "são evidenciados alguns números que atestam o bom ritmo de execução do programa", salientou Rui Amann.

 

"Mais de 1.500 candidaturas públicas e privadas enquadradas nos sistemas de incentivos, mais de 1,1 mil milhões de euros de custo de investimento aprovado, em que mais de 700 milhões de euros já se traduziram em investimento efetivamente realizado e pago, ou seja, uma taxa de realização de 63,1", referiu o Diretor Regional.

 

Com a expetativa de descativação da 'Reserva de Eficiência', que ronda os 69 milhões de euros, e algumas disponibilidades existentes, "está a ser lançada uma nova vaga de avisos e concursos para candidaturas ao programa em diversas áreas", nomeadamente energia, transportes, ambiente, saneamento básico e ciclo da água, mas também na área da investigação do desenvolvimento, emprego e inclusão social, entre outras.

 

"Após estes quatro a cinco anos de execução do PO Açores 2020, os dados oficiais disponíveis e publicados pelas autoridades públicas nacionais evidenciam de forma muito clara e inequívoca que será o programa operacional, financiado pelos fundos estruturais FEDER e FSE, com melhor desempenho em relação ao conjunto de mais de dezena e meia de programas operacionais nacionais deste Quadro Comunitário de Apoio, evidenciando taxas de execução, e até de certificação de despesa à Comissão Europeia, superiores, em média, entre 12 a 19 pontos percentuais ao que se verifica na restante programação nacional", afirmou o Diretor Regional.

 

O Governo dos Açores aponta como prioridade para o reforço da execução dos projetos aprovados a abertura de novas frentes excedentárias que podem atrasar o encerramento do programa e o início do próximo período de programação.

 

Pese embora o atual Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 encerrar a elegibilidade da execução das operações em 2023, torna-se evidente que, à semelhança de períodos anteriores, se evitem sobreposições entre períodos de programação, permitindo entrar no novo ciclo 2021-2027 com uma estratégia renovada, clara e com novos projetos.


GaCS/DRPFE
 
 
 
Anexos:  
2019.06.05-DRPFE-PO_AÇORES2020.mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Vasco Cordeiro manifesta, em nome do Governo, “grande consternação” pelo falecimento de André Bradford

Museu de Angra do Heroísmo promove recriação histórica O País que Cabia na Ilha: Intrigas de Angra, em Tempo de Afonso VI

Governo garante reposicionamentos dos docentes por aquisição de novas habilitações

Governo Regional apoia 168 projetos na área do artesanato

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal