principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 20 de Janeiro de 2020

Nova medida MOVEMPREGO visa dar resposta às necessidades específicas de mão-de-obra

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional apresentou hoje, em Vila do Porto, a nova medida MOVEMPREGO, que visa, entre outros objetivos, contribuir para a “mobilidade interna de recursos humanos, para a coesão territorial e para o aumento da competitividade das empresas”, anunciando um conjunto de ações de divulgação desta medida em todas as ilhas dos Açores.

 

Paula Andrade, que falava na primeira sessão de divulgação, no Museu de Santa Maria, adiantou que o MOVEMPREGO, criado recentemente pelo Governo dos Açores, pretende fomentar “a mobilidade geográfica dos recursos humanos entre as ilhas da Região, a par da dinamização do mercado laboral, e dar resposta às necessidades específicas de mão-de-obra, considerando o aumento do emprego que se tem verificado”.

 

“Esta medida irá permitir uma maior aproximação dos mercados de trabalho de cada ilha e a fixação de trabalhadores e do seu agregado familiar nas diferentes ilhas”, acrescentou a Diretora Regional.

 

O MOVEMPREGO destina-se a desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego da Região, na Garantia Açores Jovem e jovens que terminaram o Estagiar L e T e nunca trabalharam após o termo do estágio, abrangendo ainda os residentes há mais de 12 meses na ilha de origem, ou seja, da qual pretendem sair.

 

A medida contempla um apoio financeiro à deslocação, a atribuir uma única vez ao agregado familiar a deslocar, e um apoio à fixação, que será atribuído mensalmente durante os primeiros seis meses, podendo ser majorado perante critérios como dimensão do agregado familiar, a idade ou a qualificação dos beneficiários.

 

“Esta medida é mais uma oportunidade que o Governo dos Açores disponibiliza no sentido de dar resposta, dentro da Região, aos desempregados que procuram primeiro ou novo emprego”, frisou Paula Andrade.

 

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional adiantou que, nos próximos dois meses, estão previstas “34 ações de divulgação, distribuídas pelas nove ilhas do arquipélago, que se destinam não só às pessoas, mas também às empresas privadas, empresários e entidades sem fins lucrativos”.

 

Com estas ações, o Governo dos Açores dá continuidade à política de reforço de proximidade às empresas e aos desempregados, proporcionando-lhes informação e esclarecimentos sobre o MOVEMPREGO.


GaCS/DREQP
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.7297.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região quer investir 43 milhões de euros em projetos de conservação e gestão do património natural, anuncia Vasco Cordeiro

Investimentos dos municípios afetados pela passagem do furacão Lorenzo avançam este ano

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de fevereiro

Diretor Regional considera fundamental trabalho conjunto entre Governo dos Açores e o Poder Local em prol da juventude açoriana

Governo dos Açores inicia quarta-feira visita estatutária à ilha Graciosa

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal