principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 6 de Junho de 2019

Investimento privado nos Açores tem candidaturas no valor de 504 milhões de euros

O Vice-Presidente do Governo afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que nunca houve tanto investimento privado nos Açores como agora, salientando que, só no âmbito do FEDER, as candidaturas aprovadas apontam para um volume de investimento da ordem dos 504 milhões de euros.

 

Sérgio Ávila, que falava durante um debate de urgência sobre o aumento do investimento privado e o Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial (COMPETIR+), adiantou ainda que, se forem todos executados, os 1.159 projetos de investimento apresentados vão criar no arquipélago 2.623 postos de trabalho.

 

“Esta realidade demonstra a confiança na economia dos Açores por parte dos empresários, das empresas. Representa que os Açores são uma região atrativa do ponto de vista do investimento e tem competitividade para atrair investimento, quer externo, quer investimento da própria região”, acrescentou.

 

O Vice-Presidente sublinhou que a concretização destes investimentos “irá ter no futuro um impacto muito significativo no crescimento do valor acrescentado bruto, no crescimento do PIB e na criação de emprego”, adiantando que tal só foi possível porque o Governo elegeu o investimento privado como um pilar fundamental da estratégia de desenvolvimento, criando um sistema de incentivos “que é o mais abrangente, intenso e generoso que é possível em contexto europeu”. 

 

Sérgio Ávila destacou também a circunstância de 80% do volume de investimento previsto se destinar ao Subsistema de Fomento da Base Económica de Exportação, o que “dá bem nota da visão estratégica das empresas que investem nos Açores”.

 

Esse investimento, salientou o Vice-Presidente, está a ser dirigido para “setores com potencial de exportação, em bens e serviços transacionáveis”, o que lhes permitirá “produzir bens e serviços para um mercado que não está confinado à realidade geográfica do sítio onde é produzido”.

 

Na sua intervenção, frisou também que os projetos apresentados “não são apenas intenções de investimento”, adiantando que “91% destas candidaturas apresentadas já foram analisadas e estão em execução ou foram já concluídas”.

 

“A taxa de realização efetiva é de 45% do investimento, ou seja, é das mais elevadas do país”, disse Sérgio Ávila, acrescentando que, até à plena execução das candidaturas, que só acontecerá em 2023, antevê-se “um padrão de grande investimento privado”.

 

Sérgio Ávila referiu que os sistemas de incentivo “vão fomentar investimentos no setor da construção civil superiores a 200 milhões de euros, o que permitirá alavancar e contribuir para o crescimento do setor”, e revelou que outros 200 projetos, no montante de 92 milhões de euros, se destinam ao setor industrial, o que se traduzirá num reforço do seu impacto na economia, em termos de valor acrescentado bruto e de Produto Interno Bruto (PIB).

 

O Vice-Presidente destacou também a aposta que as empresas açorianas estão a fazer na inovação dos seus produtos, bens e serviços, bem como a importância que o sistema de incentivos trouxe "à competitividade das exportações regionais” e ao “rejuvenescimento das empresas e dos empresários” dos Açores.


GaCS/FG
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.06-VPG-DebateInvestimento.mp3   19.5539.jpeg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Vasco Cordeiro manifesta, em nome do Governo, “grande consternação” pelo falecimento de André Bradford

Museu de Angra do Heroísmo promove recriação histórica O País que Cabia na Ilha: Intrigas de Angra, em Tempo de Afonso VI

Governo garante reposicionamentos dos docentes por aquisição de novas habilitações

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal