principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 14 de Julho de 2020

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida hoje, em Angra do Heroísmo, na inauguração das instalações da empresa ROOK TECHNOLOGY:

  

“É, para mim, um motivo de enorme satisfação estar hoje aqui, na inauguração das instalações e, simultaneamente, para sinalizarmos o arranque das operações da ROOK TECHNOLOGY na ilha Terceira.

 

É uma enorme satisfação porque a ROOK TECHNOLOGY representa um exemplo daquele que tem sido o esforço do Governo dos Açores na captação de investimento para a nossa Região.

 

Estamos perante um projeto que concilia capital regional com capital estrangeiro e cujos promotores escolheram os Açores, mais especificamente a ilha Terceira, para se fixar.

 

A ROOK TECHNOLOGY permitiu a criação imediata de mais de 30 postos de trabalho, prevendo-se ultrapassar os 40 até ao final do corrente ano, e atingir cerca de 100 até ao final de 2021.

 

Este é um projeto exclusivo de exportação de serviços para os Estados Unidos da América, nas áreas de call center, programação, gestão e processamento de dados, cujo investimento ultrapassa um milhão de euros, que beneficiou do sistema de incentivos Competir+ e que foi igualmente reconhecido como Projeto de Interesse Regional.

 

Um projeto que surge da visão, iniciativa e determinação dos seus promotores, onde a escolha da ilha Terceira não foi ocasional.

 

A proximidade cultural da ilha aos Estados Unidos da América, por influência dos norte-americanos na Base das Lajes, a boa rede de fibra ótica e comunicações, associada, claro, ao facto de um dos seus promotores, o Dr. Pedro Gama, ser natural desta ilha.

 

Permitam-me, assim, que dirija uma palavra especial ao Dr. Pedro Gama, uma palavra de felicitação e de agradecimento a um Açoriano que emigrou e regressou à sua terra para investir, criar postos de trabalho e gerar riqueza para a nossa Região.

 

Permitam-me também que, através dele, transmita a minha satisfação e o meu agradecimento aos seus sócios Anthony Castro e Justin Deleo pela concretização deste projeto, desejando-vos muito sucesso.

 

Estou certo de que o vosso sucesso será o sucesso de todos nós.

 

Quero também dar os meus parabéns e desejar as maiores felicidades a todos os colaboradores da ROOK TECHNOLOGY, fazendo votos de pleno sucesso.

 

Ao longo dos últimos anos temos feito um percurso que nos deve orgulhar a todos.

 

Um percurso que não é do Governo Regional, mas sim de todos os Açorianos.

 

Um percurso de afirmação da nossa Região como um território propício para investir.

 

Os Açores são hoje a porta de entrada atlântica na União Europeia, um espaço onde a livre circulação de capitais, pessoas e bens permite às empresas instaladas na nossa Região terem acesso a um mercado com mais de 500 milhões de pessoas.

 

Somos ainda um elo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que, estendendo-se da América do Sul, passando por África, pela Europa até à Ásia, une mais de 250 milhões de pessoas através da língua.

 

Uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de negócios internacionais.

 

A nossa posição geográfica coloca-nos próximos da Europa e da América do Norte, não apenas porque é hoje rápido e cómodo alcançar estes dois destinos a partir dos Açores, mas também porque o nosso fuso horário permite às nossas empresas negociarem mais facilmente com os dois lados do Atlântico.

 

Assim, beneficiam igualmente de uma rede de transmissão de dados e comunicações por fibra ótica, caraterísticas particularmente relevantes para o projeto que hoje inauguramos.

 

Ao longo dos últimos anos, aliámos os valores naturais, culturais e históricos das nossas ilhas a um conjunto de medidas e investimentos públicos cujo somatório transformou os Açores, tal como já referi, num lugar propício para o investimento.

 

Oferecemos, desde logo, dos mais abrangentes e atrativos sistemas de incentivos ao investimento da União Europeia, bem como medidas de apoio à empregabilidade francamente vantajosas.

 

As nossas empresas beneficiam de um diferencial fiscal em relação ao restante território português que nos coloca na 8.ª taxa mais baixa da Europa ao nível do IRC e na 2.ª ao nível do IVA.

 

Investimos em inovação ao criarmos os Parques de Ciência e Tecnologia de São Miguel e da Terceira, mas apostámos igualmente no apoio aos negócios de proximidade, com a criação de uma Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores.

 

No total, estamos a falar de 120 novas empresas que se encontram instaladas nestas incubadoras.

 

Uma Região que se encontra no caminho certo de ser um exemplo ao nível da sustentabilidade, da proteção e da segurança sanitária.

 

Os Açores de hoje aliam a tradição e modernidade.

 

Somos do mundo, da viagem e, ao mesmo tempo, autênticos e hospitaleiros.

 

Tudo isto permitiu que, por exemplo, no âmbito do Competir+, já tenhamos recebido 1.447 projetos de investimento empresarial, que representam um investimento superior a 671 milhões de euros e que preveem a criação de mais de 3.381 novos postos de trabalho.

  

Os tempos de hoje são amplamente desafiantes.

 

Vivemos uma situação única e imprevisível. Mas encaramos este amanhã invulgar com um ânimo reforçado para que os bons resultados sejam uma meta constante.

 

A nossa prioridade, desde o primeiro dia em que tomamos contacto com esta situação da pandemia, assentou na proteção da saúde e da vida dos Açorianos, assim como na preservação e proteção dos postos de trabalho, permitindo atenuar o mais possível a quebra de rendimentos das famílias.

 

Tudo faremos para que assim continue a ser.

 

Estamos convictos que a forma como todos temos encarado esta situação nos ajudará também no futuro em matéria de investimento.

 

Se este é um período por si só marcado por mudanças inesperadas, ele assume uma dimensão acrescida numa região insular e arquipelágica como a nossa.

 

Na verdade, a solução para o momento em que vivemos só pode estar no futuro e o futuro somos todos nós.

 

Estamos perante uma nova realidade, sem precedentes, que implica encontrarmos outras soluções, arrojadas e disruptivas, que respondam tanto do ponto de vista económico como social.

 

À semelhança do que temos feito no passado, assumimos o compromisso de utilizarmos todos os meios e todos os instrumentos que temos ao nosso dispor e de encontrarmos, em conjunto com os nossos empresários, as ferramentas mais adequadas para responder aos desafios que nos são colocados.

 

Torna-se, assim, fundamental estarmos todos unidos, em prol dos Açores e dos Açorianos, para que, assentes numa visão estratégica sobre o futuro, possamos levar a cabo, com sucesso, esta tarefa gigantesca de reconstruir a nossa economia.

 

Muito obrigado a todos!”


GaCS/VPGR
 
 
 
Anexos:  
2020.07.14-VPGR-InauguraçaoRookTechnology.mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de agosto

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Governo dos Açores aposta na proximidade e cooperação com empresas regionais em matéria de energia

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro

Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal