principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 5 de Março de 2020

Mais 620 jovens integraram o mercado de trabalho nos Açores em 2019

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional salientou hoje, em Ponta Delgada, que os dados do emprego, referentes aos Açores, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “são muito animadores também em relação ao emprego jovem”, já que revelam um aumento no quatro trimestre de 2019, face ao período homólogo.

 

“Segundo os dados do Inquérito ao Emprego, do INE, no último trimestre de 2019 e relativamente ao mesmo período de 2018, verificou-se um aumento homólogo de 8,4% da população empregada jovem, ou seja, mais 620 jovens integraram o mercado de trabalho na Região no espaço de um ano”, frisou Paula Andrade à margem de uma visita ao HL Health Club, ao abrigo dos incentivos à promoção da empregabilidade jovem.

 

De acordo com a Diretora Regional, “uma das mais visíveis alterações na estrutura do emprego jovem é a democratização no acesso ao mercado de trabalho que se pode constatar sobretudo através da evolução muito considerável da população feminina empregada, que, nos últimos três meses de 2019, aumentou 31,9% comparativamente aos mesmos meses do ano anterior”.

 

“No que diz respeito à taxa de desemprego jovem, os dados do INE evidenciam uma redução homóloga significativa, isto é, menos 9,2 pontos percentuais relativamente ao quarto trimestre de 2019, sendo a segunda mais baixa da atual série do Inquérito ao Emprego, iniciada em 2011”, realçou.

 

Paula Andrade referiu que o desemprego jovem é um desafio europeu, de todos os países, não se limitando apenas a Portugal ou aos Açores, destacando “o enorme esforço de redução do desemprego entre os jovens nos últimos anos, já que a taxa de desemprego jovem chegou a atingir níveis superiores a 40% na Região”.

 

A Diretora Regional salientou também as medidas disponibilizadas pelo Governo dos Açores, que têm vindo a assumir um papel preponderante na redução do desemprego, com enfoque especial no desemprego jovem.

 

“A nossa aposta não se esgota apenas na formação profissional, domínio em que nos Açores, e desde 2014, já foram investidos 132 milhões de euros, possibilitando formação a mais de 11.000 jovens”, afirmou, garantindo que o investimento do Executivo vai para além da formação profissional.

 

“Neste momento, através de medidas como o Estagiar, o Integra Jovem, o PIIE - Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar ou o programa de Estabilidade Laboral Permanente (ELP), temos obtido resultados muito positivos no que toca à integração no mercado de trabalho de jovens Açorianos”, frisou Paula Andrade, referindo, como exemplo, que, no último ano, “a taxa de empregabilidade do Estagiar seis meses após o termo de estágio é, em média, de 60%.

 

“No caso do ELP, medida que visa promover a criação de postos de trabalho permanentes, criada no final de 2017, foram contratados até ao momento cerca de 1.350 trabalhadores, dos quais 55% dizem respeito a jovens”, revelou.

 

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional garantiu ainda que as prioridades do Executivo açoriano vão continuar a passar por políticas que consolidem o caminho percorrido e que sejam geradoras de mais e melhor emprego.


GaCS/OM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.03.05-DREQP-EmpregoJovem.mp3   20.7787.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte no Grupo Oriental

Agenda do Governo Regional dos Açores para 5 e 6 de abril

Governo dos Açores assegura material de proteção a elementos das cercas sanitárias e a IPSS

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 

 




 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal