principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 25 de Junho de 2019

Há mais 3.848 Açorianos empregados e menos 2.767 ocupados desde o início da legislatura nos Açores

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional destacou, em Ponta Delgada, os “bons resultados” alcançados através das medidas de emprego disponibilizadas pelo Governo dos Açores, que se materializaram em mais “3.848 Açorianos empregados e menos 2.767 Açorianos inseridos em medidas de inserção socioprofissional” desde o início desta legislatura.

 

Paula Andrade, que falava à margem de uma visita ao restaurante Stage, do Grupo Anjos, no âmbito dos incentivos à criação de emprego, salientou que “a criação de mais postos de trabalho reflete bem o fluxo económico positivo que se vive na Região, sendo um indicador deste movimento a diminuição de 1.177 Açorianos em medidas de inserção socioprofissional só no último ano”.

 

Por outro lado, a Diretora Regional realçou os dados publicados recentemente pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) relativos ao mês de maio, considerando que, no caso dos Açores, “voltam a confirmar o decréscimo consistente do número de desempregados e o crescimento contínuo e sustentado do emprego”.

 

“A descida na ordem dos 14,5% em maio deste ano, face ao período homólogo, significa que a política do Governo dos Açores, assente no incremento do investimento público e privado, no crescimento da atividade económica e na criação de mais e melhor emprego, tem resultado”, afirmou.

 

De acordo com os dados do IEFP, as Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores registaram, em maio, 7.136 desempregados, o que corresponde a menos 1.208 inscritos à procura de primeiro e novo emprego, relativamente ao mesmo mês de 2018.

 

No que diz respeito às colocações, ou seja, resposta a ofertas de trabalho, registou-se em maio um aumento de 22.1% nos Açores.

 

A Diretora Regional referiu também que, durante o mês de maio, “o rácio de colocação, isto é, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho que deram entrada, foi de 84,7%.

 

“Na área do emprego, continuamos a assistir a resultados positivos, reflexo das medidas que o Governo dos Açores tem vindo a implementar de forma concertada”, indicou Paula Andrade, acrescentando que “o mais importante é o facto de muitos Açorianos poderem estar a ‘viver’ estes bons resultados”.

 

“Muitos Açorianos têm tido oportunidade de integrar, efetivamente, o mercado de trabalho, no seguimento das medidas ativas de emprego, mas também pela ação normal do mercado e dos seus empresários, que necessitam dos melhores e mais qualificados recursos humanos”, frisou.

 

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional garantiu, neste sentido, que a aposta do Executivo continuará a ser focada "no investimento na melhoria das qualificações e competências dos Açorianos”.


GaCS/DREQP
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.25-DREQP-MaisAçorianosEmpregados.mp3   19.5664.JPG 19.5665.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Reunião “produtiva” com António Costa no âmbito do relacionamento estável com o Governo da República, afirma Vasco Cordeiro

Gui Menezes defende necessidade de maior diferenciação de políticas e financiamentos para pescas e investigação do Mar dos Açores

Diretor Regional dos Assuntos do Mar adianta que está a ser estudada a criação de uma rede de áreas marinhas protegidas da Macaronésia

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de novembro

Diretora Regional afirma que oferta turística dos Açores "é única e especial e promove experiências e emoções”

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal