principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Santa Cruz das Flores , 5 de Julho de 2019

Empresários das Flores têm contribuído para o desenvolvimento da economia da ilha, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade destacou o investimento privado nas Flores, adiantando que as candidaturas ao sistema de incentivos Competir+ totalizam mais de 1,3 milhões de euros de investimento, prevendo a criação de cerca de duas dezenas de postos de trabalho nesta ilha.

 

Ricardo Medeiros, que falava quinta-feira, em Santa Cruz das Flores, numa sessão de esclarecimento promovida pela Câmara de Comércio e Indústria da Horta, salientou que o total de investimentos candidatados ao Competir+ tem ultrapassado as expetativas nos Açores, sendo o montante total de investimentos realizados e a realizar no arquipélago no âmbito deste quadro comunitário superior a 512 milhões de euros.

 

“Com a concretização destes projetos, prevê-se a criação de mais de 2.700 postos de trabalho nos Açores, distribuídos pelas várias ilhas”, afirmou.

 

O Diretor Regional destacou ainda, no âmbito do Competir+, a medida ‘Desenvolvimento Local‘, mais conhecida por microprojetos, cuja concretização “tem sido um sucesso, justificando o seu surgimento”, revelando que “217 candidaturas apresentadas até agora, mais de 2,5 milhões de euros de investimento e a criação prevista de 217 postos de trabalho permitem reafirmar o êxito desta medida, que pretende apoiar pequenos projetos entre 2,5 e 15 milhões de euros na indústria, serviços, comércio ou restauração”.

 

Ricardo Medeiros apontou ainda outra medida implementada mais recentemente, nomeadamente a possibilidade das empresas regionais poderem candidatar-se aos designados Vales, que “pretendem ser processos simplificados de apoio às empresas em áreas muito especificas”.

 

“Atualmente já é possível efetuar candidaturas para o Vale Incubação e para o Vale PME Digital Açores, estando já publicado o aviso que prepara o Vale Exportação”, frisou.

 

O Vale Incubação, segundo o Diretor Regional, visa “apoiar o surgimento de novas empresas na Região, promovendo o empreendedorismo enquanto potencial de inovação e regeneração dos tecidos económicos setoriais e regionais, através do apoio à aquisição de serviços especializados imprescindíveis ao arranque das empresas”, enquanto o Vale PME Digital tem por objetivo “reforçar a competitividade das empresas através do apoio à contratação de serviços nos domínios das tecnologias digitais”.

 

“Recentemente foi publicado o Aviso de Acreditação do Vale Exportação para as empresas que irão fornecer serviços conducentes à capacitação das empresas para a entrada em mercados externos”, acrescentou.

 

Nesta sessão de esclarecimento, Ricardo Medeiros relembrou que o Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário nos Açores continua em vigor e permite apoiar a criação do próprio negócio por desempregados ou trabalhadores precários, mas também apoia pequenos projetos promovidos por microempresas já existentes, dando-lhes a possibilidade de aceder a um crédito bancário sem juros e com garantia da Região, no valor máximo de 20 mil euros, para implementarem pequenas melhorias nas suas empresas.

 

“Todos estes apoios têm permitido uma consolidação do nosso tecido empresarial e têm claras implicações na nossa economia e no nosso crescimento económico, o que é confirmado pelo Índice de Atividade Económica recentemente divulgado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, que é superior a 2.1”, frisou o Diretor Regional.


GaCS/DRAIC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.07.05-DRAIC-Flores.MP3   19.5767.jpg 19.5758.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal