principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 7 de Novembro de 2019

Ana Cunha adianta que a Atlânticoline procura navio alternativo para reforço do abastecimento ao Grupo Ocidental

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, na Horta, que a Atlânticoline “foi incumbida pelo Governo de procurar soluções de outros navios” que possam reforçar a operação de abastecimento ao Grupo Ocidental.

 

Ana Cunha adiantou que a empresa “está a fazer o seu trabalho de prospeção e tem recebido diversos contributos da sociedade civil, mas também de pessoas da área”, encontrando-se a “fazer uma análise e uma procura de um navio que, com maior capacidade, possa vir a reforçar as ligações e o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo”.

 

A Secretária Regional, que falava quarta-feira aos jornalistas, no final de uma audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, adiantou que “essa solução será concertada com o tráfego local, que é quem tem tido a capacidade de fazer esse abastecimento e tem prestado um contributo inestimável nesse abastecimento, sendo certo que, atendendo às condições do Porto [das Lajes], neste momento, são os únicos barcos que conseguem lá acostar”.

 

“Esse trabalho também tem que passar pelos armadores, que têm a obrigação, nos termos da legislação da cabotagem insular, de tocar, por assim dizer, todas as ilhas da Região. O porto, neste momento, está aberto, com determinadas caraterísticas. Neste momento, eles não têm navio que possa escalar o porto, mas pretende-se que a solução tenha que os envolver, porque têm também essa obrigação”, frisou.

 

A Secretária Regional adiantou ainda que, a respeito das condições do Porto das Lajes, “existe um trabalho em curso, efetuado pela Portos dos Açores, enquanto autoridade portuária, e pela Autoridade Marítima, de melhoramento das condições atuais, nomeadamente para permitir que navios com maior calado e maior dimensão consigam ir ao porto”.

 

Este é um trabalho que “está em curso", afirmou Ana Cunha, adiantando que existe a indicação de que, "provavelmente nesta semana, ou no início da próxima, as condições de porto são reavaliadas e objeto de um novo edital por parte da Autoridade Marítima".

 

Nesse sentido, manifestou a convicção de que poderão existir "maiores e melhores condições de operacionalidade para esta fase transitória”.

 

Esta quarta-feira, o navio 'São Jorge', com a colaboração de um rebocador da Portos dos Açores, abasteceu de combustível a ilha das Flores.

 

Em relação ao transporte marítimo de passageiros entre as Flores e o Corvo, Ana Cunha revelou que existe a possibilidade, ainda não confirmada formalmente, de recuperação da embarcação 'Ariel', que ficou danificada após a passagem do furacão Lorenzo.

 

“Os danos não tornam essa recuperação economicamente inviável e, portanto, tudo indica que serão efetuados trabalhos de recuperação da 'Ariel', a coberto do seguro”, adiantou a Secretária Regional, acrescentando que “tudo indica que será recuperada”.

 

“O transporte marítimo de passageiros tem sido feito com a contratação e colaboração dos diversos operadores de atividades marítimo-turísticas. Já o foi em grande parte do verão e continuará assim", acrescentou Ana Cunha.


GaCS/HB
 
 
 
Anexos:  
2019.11.06-SRTOP-Atlânticoline(1).mp3 2019.11.06-SRTOP-Atlânticoline(2).mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Avelino Meneses afirma que não se justifica construção de casa etnográfica no Ecomuseu do Corvo

Governo dos Açores adota tecnologias emergentes e inovadoras na mobilidade elétrica

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de dezembro

Governo dos Açores apoia renda mensal de cerca de 1.700 famílias através do Incentivo ao Arrendamento

Governo Regional considera que propostas de alteração ao Fundopesca iriam retirar rendimento aos pescadores e contribuir para diminuir os segurados na pesca

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal