principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lagoa , 12 de Junho de 2019

Governo dos Açores empenhado em combater desigualdades através de trabalho em rede, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em S. Miguel, a importância de um trabalho em rede no combate às desigualdades, adiantando que o Governo dos Açores está “a desenvolver um processo de formação", de modo a "capacitar os agentes locais para a difusão e implementação de Planos Municipais para a Igualdade".

 

“O Governo dos Açores está empenhado em favorecer o trabalho em rede e prosseguir, com um conjunto alargado de parceiros, o desenvolvimento de estratégias que permitam continuar a melhorar e a garantir a plena adaptação das medidas e estruturas de prevenção e combate às situações de desigualdade na Região”, sublinhou Andreia Cardoso, que falava, na Lagoa, na sessão de abertura do III Encontro Regional de Boas Práticas sobre a Importância da Igualdade de Género.

 

Na sua intervenção, defendeu que, embora a taxa de atividade feminina nos Açores se destaque, “ainda há um longo caminho a percorrer”.

 

A governante destacou o empenho governamental na implementação de Planos Regionais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, que desde 2010 têm assegurado proteção e apoio às vítimas, a reabilitação aos agressores e a produção de conhecimento sobre o fenómeno da violência, de forma a melhor responder aos desafios que se colocam.

 

A Secretária Regional salientou ainda a importância do desenvolvimento de parcerias estratégicas na área da igualdade de género.

 

“Pretende-se reforçar, em particular, o envolvimento das organizações da sociedade civil, tendo em conta a especial proximidade e conhecimento empírico que as organizações não-governamentais têm dos contextos territoriais de aplicação das medidas de política e respetivos públicos-alvo”, disse.

 

A titular da pasta da Solidariedade Social disse ainda que a igualdade constitui uma preocupação central do Governo Regional, expressa no desenho das políticas sociais públicas, que implementaram um conjunto de medidas de proteção da parentalidade, da não discriminação e da conciliação entre a vida pessoal e familiar e a atividade profissional.

 

“O Governo dos Açores tem vindo a reforçar e a qualificar a rede regional de respostas sociais, quer na área da infância e da juventude, quer ao nível das várias respostas disponíveis para o cuidado dos idosos, como os Centros Intergeracionais e o Serviço de Apoio ao Domicílio”, afirmou.

 

Andreia Cardoso recordou também a proposta de Decreto Legislativo Regional que estabelece o Regime Jurídico de Apoio ao Cuidador Informal, que “terá como prioridade promover o seu bem-estar e contribuir para a compatibilização das responsabilidades familiares com as suas vidas profissionais”.


GaCS/AIC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.12-SRSS-EncontroImportânciaIgualdadeGénero(1).mp3 2019.06.12-SRSS-EncontroImportânciaIgualdadeGénero(2).mp3   19.5578.jpg 19.5579.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Vasco Cordeiro manifesta, em nome do Governo, “grande consternação” pelo falecimento de André Bradford

Museu de Angra do Heroísmo promove recriação histórica O País que Cabia na Ilha: Intrigas de Angra, em Tempo de Afonso VI

Governo garante reposicionamentos dos docentes por aquisição de novas habilitações

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal