principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 19 de Julho de 2012

Novas regras do RSI introduzidas pelo Governo da República contribuem para aumento da pobreza

A partir deste mês, 755 famílias açorianas vão deixar de receber o Rendimento Social de Inserção (RSI), e 4.586 vão ver a prestação social reduzida, em virtude das alterações introduzidas pelo Governo da República ao RSI.

 

Os dados foram revelados hoje durante uma conferência de imprensa promovida pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, na ilha Terceira, que teve como finalidade esclarecer as novas regras do RSI, as quais entraram em vigor desde o passado dia 1 deste mês.

 

Uma situação, que no entender de Ana Paula Marques, vai “ameaçar as famílias” e contribuir para um aumento das assimetrias sociais.

 

“As prestações sociais dão mais dignidade às pessoas e vamos continuar a ajudar as famílias mais carenciadas”, salientou, acrescentando que “o RSI é uma das prestações que mais contribui para combater e minimizar os factores de pobreza”.

 

A governante regional lamentou mesmo estas alterações, que vão sobretudo afectar as crianças, jovens e pensionistas, que são os principais beneficiários do RSI, nos Açores.

 

“Tirar aos mais pobres para dar a outros que são igualmente pobres é uma injustiça social terrível, característica de um Governo ultraliberal que não tem a noção do que é de facto a situação de pobreza”, criticou Ana Paula Marques, assegurando que nos Açores, o executivo açoriano vai continuar “dentro do possível apoiar as famílias mais fragilizadas”.

 

Neste contexto, recordou a existência do Fundo de Compensação Social, o qual tem uma dotação orçamental de 11 milhões de euros, e que neste momento já apresenta uma taxa de execução de 53%. Uma medida do Governo dos Açores que tem permitido “apoiar as famílias em situação difícil”, explicou a governante regional.

 

Segundo acrescentou, “nos Açores temos vindo a implementar medidas de ajuda a estas famílias, mas o Estado Português é responsável pelas prestações sociais”.

 

Na ocasião, a Presidente do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, Paula Ramos, explicou que, devido às novas alterações ao RSI e para efeitos de cálculo da prestação, alterou-se o montante da prestação a atribuir, de acordo com a nova escala de equivalência, ou seja, ao abrigo do Decreto lei n.º133/2012 de 27 de Junho, as percentagens passam a ser respetivamente de 100%, 50% e 30% do valor do RSI, quando anteriormente as mesmas eram de 100% (requerente), 70% (cada indivíduo maior), 50% (cada indivíduo menor) do montante da pensão social.

 

Entre as várias novidades, a prestação de rendimento social de inserção deixa também de ser impenhorável passando a estar sujeita ao regime da penhorabilidade parcial aplicável às restantes prestações do sistema de segurança social.

 

A renovação anual da prestação deixa, também, de ser automática passando a estar dependente da apresentação de um pedido de renovação por parte dos respetivos titulares.

 

Ao abrigo do novo Decreto Lei, as pessoas com incapacidade para o trabalho, as pessoas que tenham idade igual ou superior a 65 anos e os menores de 16 anos ou com idade superior desde que frequentem a escolaridade obrigatória estão dispensadas das condições gerais de atribuição do RSI e as pessoas que se encontram a prestar apoio indispensável a membros do seu agregado familiar.


GaCS/SM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  9978.JPG 9979.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Secretaria Regional da Saúde reforça prevenção de comportamentos aditivos

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de novembro

Governo dos Açores inicia quinta-feira visita de três dias à ilha de São Miguel

Programa da visita do Governo Regional à ilha de São Miguel

Museu do Pico apresenta o filme "Águas", de Luís Miguel Jardim

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal