principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 13 de Setembro de 2017

Governo dos Açores aumenta abrangência do programa de Educação Parental e passa a incluir educadores de infância de creches

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto da Segurança Social dos Açores, ampliou os eixos de intervenção em matéria de educação parental passando agora a abranger educadores de infância de creches e de creches familiares no programa internacional de educação parental "Incredible Years" (Anos Incríveis).

 

Com início marcado para o próximo dia 4 de outubro e com uma duração de três meses, a secretaria regional promove o primeiro grupo experimental de educação parental em contexto de creche e creche familiar, numa formação dirigida a educadores de infância que irá abranger treze profissionais dos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa.

 

O programa Anos Incríveis, promovido pelo Governo dos Açores no âmbito do Programa de Educação Parental e implementado no início do corrente ano, é recomendado por múltiplas agências internacionais para o trabalho ao nível da promoção da saúde mental na infância como sendo um dos que apresenta mais provas de eficácia na intervenção junto de crianças dos 2 aos 8 anos.

 

Procura estimular o aumento de práticas parentais positivas e apoiantes e, concomitantemente, a redução de práticas parentais coercivas e negativas; assim como promover o aumento de comportamentos positivos da criança, nos contextos familiar e escolar, abordando questões como problemas de oposição, falta de atenção, impulsividade ou hiperatividade.

 

A ampliação do eixo de intervenção agora projetada tem como tem como objetivo fortalecer os educadores de infância e, futuramente os ajudantes de educação, habilitando-os com estratégias positivas, assentes nos objetivos do programa Anos Incríveis, que promovam a qualidade da relação com a criança e incrementem a relação entre pais, educadores e ajudante educativos na aplicação de medidas que melhorem o comportamento da criança em casa, na creche e entre pares.

 

Ainda em 2017 estão previstas sete novas formações no âmbito deste eixo de intervenção, direcionadas quer a figuras parentais quer a profissionais, a ministrar nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Povoação.

 

Antes do final do corrente ano haverá novo alargamento do programa de educação parental, com a sua dinamização alargada às ilhas Terceira, Faial e Pico.

 

O programa de educação parental Anos Incríveis é promovido em parceria com a NORMAAÇORES e com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e insere-se nas medidas promovidas pelo Governo dos Açores de apoio à parentalidade positiva.


GaCS/ISSA
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal