A Direção Regional da Solidariedade Social, em parceria com a Direção Regional da Educação e com a Direção Regional da Juventude, promove a II Edição do Programa “Escola +Voluntária”, no sentido de reconhecer e valorizar projetos no âmbito da temática do voluntariado em contexto escolar.
A iniciativa surge com o intuito de reconhecer a atividade de voluntariado nos estabelecimentos de educação e ensino da região, constituindo um caminho para reforçar o papel da escola como agente estruturante na construção de relações humanas e de modelos de consolidação de valores de responsabilidade social.
A criação deste programa visa:
a. Promover os valores de cidadania e de solidariedade em meio escolar através de projetos e ações continuadas inseridas no projeto educativo;
b. Incentivar a prática do voluntariado;
c. Valorizar a interajuda e a cooperação;
d. Dar a conhecer os vários tipos de voluntariado;
e. Aumentar a visibilidade das atividades de voluntariado dos jovens;
f. Proporcionar oportunidades de reconhecimento das capacidades e competências dos sujeitos participantes;
g. Promover uma maior articulação entre a escola e a comunidade.
Foram destinatários à participação na II Edição do Programa “Escola + Voluntária” todos os estabelecimentos de ensino público e privado, com lecionação de 2º ciclo, 3º ciclo e/ou secundário e escolas profissionais. Puderam candidatar-se com projetos em execução ou com uma proposta a implementar durante o corrente ano letivo (2014/2015).
Até ao passado dia 24 de outubro decorreu a fase de candidaturas, tendo as escolas se candidatado através do preenchimento de uma ficha de inscrição, sem limite por estabelecimento de ensino.
Estão a concurso 20 projetos, sendo 15 deles da ilha de São Miguel, 4 da ilha da Graciosa e 1 da ilha Terceira, mais 5 projetos comparativamente à I Edição do Programa - 2013/2014. A execução prática dos projetos de voluntariado decorrerá durante o dia 25 de outubro de 2014 e o dia 10 de abril 2015. A fase de avaliação decorrerá entre 20 a 30 de abril de 2015.
A avaliação será feita pelo júri através da atribuição de pontos, tendo em conta os critérios de avaliação estipulados no Regulamento. No final, todos os pontos serão somados e o projeto que obtiver a pontuação mais elevada será eleito vencedor.
Ao vencedor será atribuída uma bandeira e 5 cartões “Interjovem”, estes últimos a cargo da Direção Regional da Juventude. Todos os voluntários envolvidos no projeto vencedor serão reconhecidos com um certificado de participação, atribuído pela Direção Regional da Solidariedade Social. O júri pode ainda decidir a atribuição de Menções Honrosas em função da qualidade das candidaturas a concurso.