principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 15 de Outubro de 2018

Governo dos Açores avança com formação para auxiliares e técnicos na área da deficiência em 2019

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores vai iniciar em 2019 a implementação de um plano formativo dirigido a auxiliares e técnicos que desenvolvem a sua atividade nos centros de atividades ocupacionais (CAO).

 

Andreia Cardoso, que falava na apresentação do resultado da avaliação dos CAO, realizada no âmbito do programa AQI – Avaliar, Qualificar e Inserir, salientou que o momento formativo agora anunciado constitui uma resposta do Executivo às necessidades identificadas com a realização deste estudo de caraterização.

 

“Se pode ser entendido como positivo, e é, que as instituições tenham vindo, por sua iniciativa e dos próprios, a investir na formação dos seus funcionários, a realidade é que é preciso fazer muito mais, a começar por responder, a breve trecho, à necessidade de proporcionar formação em áreas como técnicas de contenção de comportamentos agressivos ou a sexualidade na deficiência”, afirmou Andreia Cardoso.

 

A Secretária Regional frisou que a componente 'qualificar' daquele programa "já se encontra em marcha, mais concretamente a realização de um programa formativo, previsto para o início de 2019, para pessoal técnico e auxiliar, com base nas necessidades identificadas neste estudo e, portanto, nas áreas mencionadas”.

 

Além desta iniciativa, Andreia Cardoso adiantou outras que surgem como resposta às questões sinalizadas pelas instituições, nomeadamente “a apresentação de uma proposta de alteração legislativa no que concerne à empregabilidade de pessoas com deficiência, uma vez que foi identificada a necessidade de melhorar estes mecanismos jurídicos no sentido de passarem a espelhar, de forma mais adequada, as necessidades específicas destas pessoas”.

 

Ainda em 2018, acrescentou, o Governo dos Açores irá iniciar a implementação de projetos-piloto no âmbito das atividades socialmente úteis e da empregabilidade de pessoas com deficiência.

 

Numa primeira fase, estes projetos serão desenvolvidos em parceria com a Cáritas da ilha Terceira e com a Casa de Saúde de São Rafael, estando planeado o seu alargamento a outras instituições e ilhas, nomeadamente ao Faial, com a colaboração da APADIF.

 

Andreia Cardoso manifestou satisfação com os resultados hoje conhecidos, que considerou que revelam a qualidade dos serviços prestados.

 

“Para mim, como imagino que o seja para os utentes e para os seus familiares, é muito importante saber que, de um modo geral, os centros de atividades ocupacionais da Região têm, de facto, os instrumentos necessários a uma boa gestão dos serviços e dos seus utentes – no caso dos regulamentos internos e dos processos individuais dos utentes, estamos a falar na totalidade dos CAO da Região”, frisou a Secretária Regional.

 

“Do mesmo modo, é relevante saber que, na sua esmagadora maioria, os processos individuais dos utentes se encontram bem instruídos, isto é, bem documentados, completos com a informação necessária ao desenho de um projeto de desenvolvimento individual adaptado às necessidades específicas de cada um e, portanto, com maiores probabilidades de sucesso”, acrescentou.

 

Para a governante “é importante que percebamos que, através de programas como o AQI, temos uma oportunidade privilegiada de sensibilizar a comunidade e capacitar todos para ver além da incapacidade”.

 

O programa, assim como os resultados hoje conhecidos, serão apresentados nas restantes ilhas dos Açores, sendo que ambos os documentos serão igualmente divulgados através do Portal do Governo até ao final desta semana.


GaCS/SC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.10.15-SRSS-ProgramaAQI(1).mp3 2018.10.15-SRSS-ProgramaAQI(2).mp3   18.3647.jpg 18.3648.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Crescimento económico acima dos 2% em 2018 comprova mérito das políticas públicas, afirma Vasco Cordeiro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 26 e 27 de março

Galardão Miosótis distingue mais 19 novos alojamentos turísticos nos Açores

Governo dos Açores trabalha para o desenvolvimento da agricultura na ilha do Corvo

Governo dos Açores avalia estragos em zonas costeiras e balneares do Corvo causados pela tempestade Kyllian

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal