principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ribeira Grande , 28 de Setembro de 2018

Governo dos Açores apresenta em outubro resultados da avaliação às respostas sociais dirigidas às pessoas com deficiência

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje, na Maia, em São Miguel, que o Governo dos Açores prevê apresentar no início do mês de outubro os primeiros resultados do programa AQI - Avaliar, Qualificar e Incluir.

 

Este programa é uma iniciativa do Governo Regional que pretende avaliar as respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, qualificar as valências nas suas vertentes física, organizacional e técnica e trabalhar a inclusão do público com necessidades especiais na sociedade.

 

Na cerimónia de inauguração no novo Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, Andreia Cardoso revelou que a fase de avaliação se encontra já terminada e que, “de uma maneira geral, os resultados preliminares são bastante satisfatórios”.

 

A obra agora inaugurada, objeto de um apoio do Executivo Açoriano de cerca de 1,2 milhões de euros, permitiu a construção de um novo edifício para albergar a valência de Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, no concelho da Ribeira Grande, duplicando a capacidade de resposta existente, passando a disponibilizar 40 vagas.

 

A Secretária Regional adiantou ainda que o Governo dos Açores procedeu ao reforço das verbas alocadas ao funcionamento da valência por forma a ajustar os recursos humanos necessários às caraterísticas das novas instalações.

 

“Com esta obra, quisemos, obviamente, dar resposta ao aumento da solicitação de prestação de serviços a portadores de deficiência e às suas famílias, preocupações legítimas e às quais não somos, de modo algum, indiferentes”, frisou.

 

Na ocasião, Andreia Cardoso recordou os investimentos realizados naquela freguesia, salientando que o Governo dos Açores concretizou, nos últimos seis anos, um investimento de cerca de 6,2 milhões de euros na Maia, nas áreas da Solidariedade Social e da Habitação.

 

“Refira-se, a título de exemplo, a construção da creche da Casa do Povo da Maia, a remodelação do Centro de Apoio ao Idoso da Santa Casa ou ainda o Centro de Dia e Ludoteca, obras que, a somar à que inauguramos hoje, perfazem um investimento superior a cinco milhões de euros na freguesia da Maia nos últimos seis anos”, afirmou.

 

A Secretária Regional referiu ainda os montantes investidos na área da Habitação, “componente fundamental para a qualidade de vida das famílias e que, na freguesia da Maia, totalizou cerca de 1,2 milhões de euros e chegou a 73 famílias” em igual período.

 

“Falo-vos de apoios como os contratos de subarrendamento com opção de compra no Bairro de São Pedro, o investimento em recuperação de habitações degradadas, o apoio à aquisição de habitação própria e ainda no apoio ao arrendamento”, afirmou Andreia Cardoso.

 

De acordo com a governante, todo o investimento público realizado na freguesia tem como objetivo “permitir que as pessoas se mantenham nas suas comunidades de origem, onde criaram raízes ou decidiram assentar, junto daqueles com quem têm laços familiares e de amizade e que, por isso, constituem a sua rede de apoio.”

 

Pretende-se, acrescentou Andreia Cardoso, que todos os investimentos sirvam o concelho da Ribeira Grande na sua generalidade, com particular incidência nas freguesias limítrofes à Maia, como sejam Porto Formoso, São Brás, Lomba da Maia, Lomba de São Pedro ou Fenais da Ajuda.


GaCS/SC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.09.28-SRSS-CAOMaia(1).mp3 2018.09.28-SRSS-CAOMaia(2).mp3   18.3884.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Estrada Regional junto à Praia das Milícias, em São Miguel, encerrada ao trânsito

Interditado o acesso à Montanha do Pico e ao Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo devido a condições meteorológicas adversas

Avelino Meneses assegura "estímulo" do Governo à iniciativa privada no setor da cultura

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 de fevereiro

Proteção Civil atualiza previsão de mau tempo para o arquipélago dos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal