principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 17 de Janeiro de 2019

Eficiência energética é a única solução para IPSS reduzirem custos com energia, afirma Diretora Regional

A Diretora Regional da Energia defendeu hoje, em Ponta Delgada, que a eficiência energética, quer por via dos comportamentos, quer por via dos sistemas e equipamentos, constitui para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) uma “solução estratégica de poupança de recursos”, que gera maior disponibilidade financeira para estas entidades.

 

“Utilizar a energia de forma racional é, efetivamente, a única forma de reduzir os custos associados a esta fatura”, frisou Andreia Carreiro, sublinhando que “é por esta via que o Governo dos Açores pretende auxiliar as IPSS, munindo-as dos conhecimentos necessários para que possam racionalizar e otimizar os seus consumos e aceder aos apoios financeiros disponíveis neste âmbito, ao invés de outras propostas que apontam apenas para a comparticipação de despesas”.

 

“Estamos a falar de ajustes estruturais que estas instituições podem efetivar nas suas valências, mas, essencialmente, referimo-nos a comportamentos, que vão desde desligar a luz ao sair de uma divisão, a ativar as definições de poupança de energia de um computador, passando pela escolha da tarifa adequada e a alocação dos consumos para períodos em que a tarifa é mais baixa, sempre que possível”, exemplificou Andreia Carreiro, ressalvando que estes gestos e atitudes são passíveis de fazer toda a diferença.

 

“É um processo de aprendizagem e de mudança de hábitos no que diz respeito à utilização de energia, que requer esforços e compromissos, que o Governo dos Açores está empenhado em concretizar, assistindo, também por esta via, estas entidades que tudo fazem pelos Açorianos”, salientou a Diretora Regional.

 

Andreia Carreiro falava no VII Encontro com a Eficiência Energética, dedicado às IPSS, que contou também com a participação do Diretor Regional da Solidariedade Social, e onde foi apresentado o Programa de Eficiência Energética nas IPSS dos Açores, bem como os sistemas de incentivos a que as IPSS podem recorrer, em concreto, o ProEnergia, o ProRural e o Programa Operacional dos Açores 2020.

 

O Programa de Eficiência Energética nas IPSS dos Açores, consiste, numa primeira fase, na realização de auditorias energéticas, comportando um “exame detalhado das condições em que a energia é utilizada, permitindo contabilizar os consumos e os desempenhos energéticos dos sistemas e dos equipamentos”, afirmou Andreia Carreiro, adiantando que já se procedeu à identificação de 14 edifícios de diferentes valências de IPSS para serem contemplados nesta intervenção”, em parceria com a Direção Regional da Solidariedade Social.

 

“Numa segunda fase serão efetuadas ações de sensibilização e de formação aos colaboradores destas instituições para a temática da eficiência energética”, acrescentou.

 

A Diretora Regional destacou também o Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS (PIEE-IPSS), em parceria com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, cujo arranque acontecerá no primeiro semestre deste ano, com workshops, ações formativas, suportes e guias de boas práticas, abrangendo já 37 IPSS.

 

“Estas são iniciativas que evidenciam uma aliança de vontades e de recursos a favor destas instituições”, afirmou Andreia Carreiro.

 

O Diretor Regional da Solidariedade Social, Paulo Fontes, reforçou a importância desta parceria e a articulação intergovernamental no apoio às IPSS e Misericórdias na adoção de procedimentos e acesso a programas de financiamento para melhorar a eficiência energética destas organizações.


GaCS/HMB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.01.17-DREn-EEE_IPSS.mp3   19.4314.JPG 19.4315.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo Centro de Apoio à Deficiência é “mais uma pedra na construção de uma Região solidária”, afirma Vasco Cordeiro

Secretária Regional da Energia inaugura ponto de carregamento rápido para veículos elétricos em Ponta Delgada

Acordos com sindicatos médicos reforçam eficiência na saúde, afirma Teresa Machado Luciano

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de novembro

Investimento privado na Região demonstra confiança dos empresários na economia, afirma Vasco Cordeiro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal