principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Programa do Governo

 

 

Obtenha  o  Programa do Governo em PDF (Área da Saúde)

 

Programa  do X Governo Regional dos Açores - Área da Saúde

 

6.   Saúde

 

A saúde é um factor essencial no desenvolvimento do bem-estar da população, e a qualidade neste sector aparece hoje como uma exigência de todos os que nele se encontram envolvidos. Por isso, tem sido privilegiado o investimento na prevenção e no tratamento, assegurando desta forma a universalidade, a equidade e a acessibilidade. Por isso, também, o Governo deve continuar a manter o esforço desenvolvido, assegurando o carácter tendencialmente gratuito do acesso à saúde através do Serviço Regional de Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) enuncia como componentes de Cuidados de Saúde de Qualidade o elevado grau de excelência profissional, a eficiência na utilização dos recursos, os riscos mínimos para os doentes, a satisfação para os utilizadores, bem como a obtenção de resultados de saúde.

No âmbito do Serviço Regional de Saúde e, sendo claras as dificuldades colocadas por um sector tão complexo como é o da Saúde, em particular numa região como a dos Açores, em que assume especial relevância a sua realidade arquipelágica que obriga à dispersão dos recursos, é por demais evidente o enorme esforço de investimento realizado nos últimos anos pelo Governo Regional nesta área, o que se tem reflectido na melhoria da prestação de cuidados de saúde.

De facto, a aposta nas novas infra-estruturas na área da saúde, e a preocupação constante em continuar com os melhoramentos e a manutenção das actuais estruturas, resulta no facto de hoje se discutir um novo equipamento ou uma nova unidade de saúde, mas já não a sua falta.

O início da implementação do projecto de informatização do Serviço Regional de Saúde, denominado por Sistema de Informação da Saúde – Açores Região Digital, veio permitir estruturar todo o sistema, tendo como principal finalidade melhorar a prestação de cuidados de saúde aos açorianos. Este sistema permitiu dotar as unidades de saúde de uma ferramenta que permite racionalizar recursos e aumentar e melhorar a prestação de cuidados de saúde.

A consolidação da informatização do Serviço Regional de Saúde permitirá, assim, obter ganhos na vertente do prestador de cuidados, do decisor, mas essencialmente na acessibilidade e na capacidade de tratamento dos açorianos.

A massificação das deslocações de especialistas, veio permitir aos residentes em ilhas sem hospital o acesso a consultas de especialidade que até então só estavam ao alcance dos habitantes das ilhas com hospital. Neste âmbito, mas no que se refere à deslocação de doentes, não só foram actualizados os montantes e respectivas tabelas, assim como foi aperfeiçoada toda a regulamentação existente sobre a matéria.

A transformação dos Hospitais Regionais em Entidades Públicas Empresariais, provocou a introdução de novos mecanismos de planeamento e de operacionalização, de modificações e de inovações que permitiram ganhos acrescidos em saúde, e a maximização dos recursos disponíveis, factos estes que se reflectirão, necessariamente, na melhoria da prestação de cuidados e na racionalização dos meios disponíveis.

A consolidação das políticas de incentivos à formação e captação de novos recursos humanos nas diversas áreas da prestação de cuidados de saúde foi e é uma aposta ganhadora, facto este que se tem reflectido no aumento e qualificação dos profissionais do Serviço Regional de Saúde.

A dimensão e a natureza das dependências na Região tem sido alvo de um trabalho no domínio da prevenção, combate e do tratamento que será intensificado através do desenvolvimento de diversas acções, designadamente de informação à comunidade, de formação dos agentes sociais que lidam com esta problemática e de inserção dos cidadãos, que estão ou estiveram em situações de dependência, na vida familiar, profissional e social.

 

 

OBJECTIVOS:

 

Continuar e aperfeiçoar as políticas de promoção e prevenção da saúde.

 

Promover a universalidade e acessibilidade de todos os cidadãos aos cuidados de saúde.

 

Prosseguir com a implementação dos meios e recursos necessários para uma contínua maximização da eficiência, racionalização da gestão e dos custos.

 

Fomentar as parcerias do Serviço Regional de Saúde com outras entidades, públicas ou privadas, no sentido de racionalizar os recursos disponíveis na prestação de cuidados de saúde.

 

Continuar com a política de melhoramento, equipamento e construção de infra-estruturas de saúde.

 

Prosseguir com as políticas de promoção da qualidade dos serviços e de captação e qualificação dos profissionais de saúde.


Promover a prevenção, o combate e o tratamento das dependências.


Prosseguir com as políticas de Saúde Materna, Planeamento Familiar e de incentivo à Natalidade.

 

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal