principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 13 de Junho de 2019

800 profissionais de grandes superfícies nos Açores recebem formação em Boas Práticas de Comercialização de Bebidas Alcoólicas

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância de os profissionais das superfícies comerciais estarem bem informados sobre boas práticas de comercialização de bebidas alcoólicas para o cumprimento da legislação regional em relação ao consumo e venda de álcool.

 

“A formação que iniciámos em maio, e que irá abranger cerca de 800 profissionais, entre os quais operadores de caixa, vendedores e gestores de supermercados e hipermercados, além de colaboradores das restantes áreas da empresa, dará competências aos formandos sobre boas práticas na comercialização de bebidas alcoólicas, evitando, por exemplo a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, e dará competências de prevenção face aos consumos”, afirmou Rui Luís.

 

O Secretário Regional falava no arranque de uma das 53 ações de formação que vão decorrer até outubro, ministradas por técnicos da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

 

Estas formações terão lugar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, onde estão sedeados espaços comerciais ligados à INSCO – Insular de Hipermercados, S.A., e resultam do compromisso assumido por esta entidade enquanto parceira do Fórum Regional Álcool e Saúde.

 

A iniciativa visa, entre outros objetivos, a aplicação do novo regime jurídico de venda e consumo de bebidas alcoólicas e a sensibilização e informação sobre as consequências dos padrões nocivos e perigosos de consumo de álcool.

 

“Como é evidente, a alteração da idade mínima, dos 16 para os 18 anos, para o consumo e venda de bebidas alcoólicas não é uma medida isolada e desgarrada, faz parte de uma estratégia mais ampla de prevenção e de promoção de mudanças de comportamentos, que é efetivada por ações concretas”, frisou o Secretário Regional.

 

Neste contexto, Rui Luís lembrou a iniciativa no âmbito da prevenção e redução de riscos, operacionalizada através do programa 'Giros’, nos festivais de verão e nas escolas, que abrangeu, só no espaço de um ano, cerca de 13 mil jovens.

 

O responsável pela pasta da Saúde sublinhou o mérito desta formação, ao contemplar uma segunda vertente dirigida à capacitação dos profissionais para a prevenção do uso nocivo de substâncias.

 

Os cursos englobam os módulos de formação ‘D’olho na Venda de Álcool’ e ‘Consumo de Substâncias Psicoativas: prevenção’.

 

Dos conteúdos programáticos fazem parte o enquadramento jurídico do regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas na Região, em locais públicos e em locais abertos ao público, nomeadamente no que diz respeito à restrição, disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas, visibilidade dos espaços de exposição de bebidas alcoólicas, fiscalização e encerramento temporário, consumo por menores, contraordenações, sanções acessórias, além de temáticas como a intoxicação aguda, o 'binge drinking', os efeitos do álcool no cérebro do adolescente e os estilos de vida saudáveis.

 

Para Rui Luís, esta é mais uma medida que denota a intervenção transversal e estruturante com que se está a abordar a problemática das dependências na Região.

 

“Podemos não ter todos os resultados desejáveis no imediato, mas estou certo que estamos a lançar as bases e a envolver a sociedade civil numa metodologia de prevenção de riscos e promoção da saúde que terá reflexos no futuro”, afirmou o Secretário Regional.


GaCS/MS
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.06.13-SRS-DeclaraçõesFormaçãoAlcool(1).mp3 2019.06.13-SRS-DeclaraçõesFormaçãoAlcool(2).mp3   19.5593.JPG 19.5594.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Novo navio ‘Mestre Jaime Feijó’ já vem a caminho dos Açores, revela Ana Cunha

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal