principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Controlo de Qualidade da Água
 

A ERSARA - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, é responsável pela aprovação dos programas de controlo de qualidade da água para consumo humano, designado abreviadamente por PCQA.

O PCQA é apresentado anualmente pelas entidades gestoras de água para consumo humano até ao dia 15 de Setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em alta, e até ao dia 30 de Setembro do ano anterior a que diz respeito para as entidades gestoras em baixa.

O PCQA apresentado por cada uma das entidades gestoras é elaborado à luz do disposto no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto.

O controlo de qualidade da água realiza-se através da verificação do cumprimento dos valores paramétricos fixados para um conjunto de parâmetros, sendo estes analisados de acordo com os diversos tipos de controlo realizados, nomeadamente Controlos de Rotina e de Inspecção.

Todos os controlos são efectuados na torneira do consumidor e que normalmente são utilizadas para consumo humano.

Os parâmetros a analisar em cada um dos tipos de Controlo de Rotina (1 e 2) e de Inspecção, bem como as frequências mínimas de amostragem, para análise da água destinada ao consumo humano fornecida por sistemas de abastecimento público, encontra-se definida legalmente.

Os controlos de rotina têm como objectivo fornecer regularmente informações sobre a qualidade organoléptica e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como sobre a eficácia dos tratamentos existentes, especialmente a desinfecção, tendo em vista determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos. De referir que a determinação dos parâmetros correspondentes ao Controlo de Rotina 2 implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1.

O Controlo de Inspecção tem como objectivo obter as informações necessárias para verificar o cumprimento dos valores paramétricos, sendo que a determinação dos parâmetros correspondentes ao controlo de inspecção implica, em simultâneo, a determinação dos parâmetros contidos no controlo de rotina 1 e 2.

 
Anexos:

Parâmetros do Controlo de Rotina 1 e 2

Parâmetros do Controlo de Inspecção

Pesticidas a pesquisar em 2012

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde- clique para ler
Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial- clique para ler
PLANO ESTRATÉGICO PARA O FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 2013-2016 - clique para ler


 Protecção Civil - clique para ler
 
O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal