principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 27 de Julho de 2020

Reservas marinhas são instrumentos fundamentais de gestão do mar dos Açores, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que as reservas marinhas são “instrumentos fundamentais de gestão” do mar dos Açores, que vão beneficiar “não só as empresas marítimo-turísticas, mas também a atividade da pesca”, quer seja lúdica, quer seja profissional.

 

Gui Menezes defendeu que as reservas marinhas “funcionam como maternidades e como sítios de exportação de peixe para áreas adjacentes e, portanto, são também importantes para a pesca”.

 

O Secretário Regional falava à margem de um mergulho na Reserva das Caldeirinhas, ao largo da ilha do Faial, a primeira reserva marinha da Região, classificada em 1984, e que integra a Rede Natura 2000.

 

Segundo o titular da pasta do Mar, o mergulho de hoje teve como objetivo não só “chamar a atenção para a importância que as reservas marinhas têm para a conservação da biodiversidade e para a abundância das espécies”, mas também “motivar os Açorianos para, este verão, procurarem as nossas empresas marítimo-turísticas e fazerem uma atividade diferente, em família, seja mergulho ou ‘whale watching’”.

 

“Nós temos dos melhores sítios do mundo para mergulhar”, disse Gui Menezes, desafiando os Açorianos a “virarem-se para o mar e a conhecerem o nosso património natural”.

 

A Reserva das Caldeirinhas é uma das três áreas classificadas onde, durante o mês de junho, foram efetuados oito mergulhos exploratórios para o mapeamento de lixo marinho, a par da Baixa do Sul, no canal Faial-Pico, e dos Ilhéus da Madalena, no Pico.

 

Com os resultados destes mergulhos estão agora a ser elaborados mapas para a posterior remoção do lixo, trabalho que deverá arrancar ainda este ano, sendo que, em 2021, será realizada uma avaliação à taxa de deposição de lixo marinho.

 

Este trabalho está a decorrer no âmbito do LIFE IP Azores Natura, o maior projeto de conservação alguma vez concebido para os Açores e que representa, até 2027, só na componente marinha, um investimento superior a 4,3 milhões de euros.

 

“É um projeto muito operacional para fazermos, por exemplo, levantamentos e recolha de dados e para percebermos os impactos do lixo nos nossos ecossistemas marinhos”, afirmou o Secretário Regional.

 

O LIFE Natura prevê, entre outros, uma grande componente de formação e de diálogo com a sociedade civil, bem como ações ligadas à recuperação de habitats marinhos, ao controlo de espécies marinhas invasoras e à utilização de áreas marinhas protegidas, em particular da Rede Natura 2000, pelos utilizadores do espaço marítimo, de forma a avaliar o real cumprimento dos regulamentos em vigor.

 

Neste sentido, a Direção Regional dos Assuntos do Mar está também a coordenar uma campanha regional de limpezas costeiras e subaquáticas, envolvendo não só empresas, mas também os cidadãos.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.07.27-SRMCT-Mergulho(1).mp3 2020.07.27-SRMCT-Mergulho(2).mp3 2020.07.27-SRMCT-Mergulho(3).mp3   20.8321.jpg 20.8322.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Jardins do Palácio de Santana com animação musical nos sábados de Verão

Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 8 e 9 de agosto

Museu da Graciosa promove mostra sobre Festas do Senhor Santo Cristo

Governo dos Açores lança concurso para cedência de 44 lotes infraestruturados na Região

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal