principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 23 de Julho de 2020

Nova Estratégia de Especialização Inteligente dos Açores estará em consulta pública no mês de agosto

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que a primeira versão da segunda Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente dos Açores “é motivadora, mais robusta e adaptável”.

 

Gui Menezes falava, por videoconferência, na reunião do Conselho Regional de Inovação, onde foi apresentada a proposta para a nova Estratégia de Especialização Inteligente dos Açores (RIS3), documento que vai ser analisado pelo CRI até 14 de agosto, seguindo-se depois um período de consulta pública alargada.

 

O Secretário Regional salientou que a introdução de novas áreas “servem para dar resposta àquilo que serão os desafios dos Açores nos próximos anos”, acrescentando que “está satisfeito” com aplicação da atual RIS3.

 

“Os Açores deram um salto quantitativo e qualitativo em termos de inovação e ciência”, disse, lembrando que a Região “foi pioneira a nível nacional” na implementação da RIS3 e está também a “ser inovadora” com a proposta agora apresentada para a nova estratégia de especialização.

 

Para a nova RIS3, foram realizados ajustes nos eixos prioritários, que passarão a ser ‘Agricultura e Agroindústria’, ‘Mar e Crescimento Azul’, ‘Turismo e Património’, e foi incluída uma área emergente, ‘Interações Espaço-Terra’, enquanto aposta estratégica do Governo dos Açores.

 

A nova estratégia apresenta ainda uma linha de intervenção que associa os desafios da sociedade às áreas de incidência económica, sendo que, neste sentido, é proposta uma matriz com eixos horizontais, nomeadamente ‘Território, recursos e economia circular’, ‘Ambiente, clima e biogeodiversidade’, ‘Tecnologias e transferência digital’, ‘Qualidade de vida e desafios da sociedade’ e ‘Dinâmicas atlânticas e geoestratégicas’.

 

A RIS3 Açores, desde a sua origem, propõe-se contribuir também para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, sendo que este desiderato é mais visível nesta versão em que os ODS se assumem como vetores principais para a definição futura das linhas de ação.

 

O Governo dos Açores começou a desenvolver, em 2014, uma Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente, a implementar na Região até este ano de 2020, com três eixos temáticos, nomeadamente ‘Pescas e Mar’, ‘Agricultura, Pecuária e Agroindústria’ e ‘Turismo’.

 

Na sua intervenção, o Secretário Regional lembrou que o Governo dos Açores, no início deste ano, promoveu um ciclo de sessões públicas de participação alargada, no âmbito do processo de avaliação e revisão da RIS3 Açores, com vista à redefinição das prioridades estratégicas da Estratégia de Especialização Inteligente, com a auscultação de mais de uma centena de entidades.

 

Segundo Gui Menezes, a recolha de contributos e o envolvimento dos diversos ‘stakeholders’ regionais “assumiu-se da maior importância para a discussão da nova conceção e dos objetivos estratégicos de desenvolvimento da RIS3 Açores”.

 

O CRI, um dos órgãos da estrutura de governação da RIS3 Açores, tem como competências, entre outras, a análise da implementação desta estratégia inteligente e a apreciação e aprovação das propostas de revisão da RIS3.

 

Para além do membro do Governo com competência em matéria de Ciência e Tecnologia, integram o CRI representantes da Universidade dos Açores, do setor associativo empresarial por domínio RIS3 Açores, a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), os Parques de Ciência e Tecnologia, a Associação de Municípios dos Açores e os Centros de Investigação por domínio RIS3 reconhecidos no âmbito do Sistema científico e Tecnológico dos Açores (SCTA).


GaCS/GM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Jardins do Palácio de Santana com animação musical nos sábados de Verão

Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 8 e 9 de agosto

Museu da Graciosa promove mostra sobre Festas do Senhor Santo Cristo

Governo dos Açores lança concurso para cedência de 44 lotes infraestruturados na Região

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal