principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 14 de Fevereiro de 2019

Isenção da obrigatoriedade de desembarque de pesca acessória para goraz é vitória para os Açores, afirma Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Horta, que a isenção conseguida pela Região no que respeita à obrigatoriedade de desembarque de pesca acessória representa “uma vitória para os Açores”.

 

Em causa está a aprovação pelo Parlamento Europeu do plano plurianual para a gestão das pescas em águas ocidentais, que abrange espécies como o goraz no mar dos Açores.

 

Gui Menezes, em declarações aos jornalistas, disse que “uma das medidas previstas na Política Comum de Pescas são as obrigações de desembarque”, ou seja, a eliminação da prática das devoluções ao mar de todas as espécies capturadas de forma acessória e sujeitas ao regime de Totais Admissíveis de Captura (TAC) e quotas.

 

O Secretário Regional lembrou que, no caso dos Açores, foi defendido junto da Comissão Europeia que essa medida era de "muito difícil aplicação e contraproducente, considerando o trabalho que tem vindo a ser feito na Região no que respeita à pescaria demersal, nomeadamente a pescaria do goraz”.

 

“Argumentámos com dados científicos”, frisou Gui Menezes, referindo que neste processo colaboraram cientistas e técnicos da Direção Regional das Pescas, “que fizeram um excelente trabalho e que, no fim, resultou na exceção de obrigatoriedade de desembarque para a pescaria do goraz e também, em parte, para a pescaria de alfonsim”.

 

O titular da pasta das Pescas referiu que, no caso da pescaria do goraz, “se fossem capturados indivíduos juvenis, pequenos, abaixo do tamanho mínimo de captura, eram trazidos para terra e eram contabilizados no consumo da quota” regional para esta espécie.

 

Para Gui Menezes, “não fazia sentido”, na medida em que “ao longo dos anos tem havido uma certa atitude pedagógica junto dos armadores e pescadores no que respeita à captura de juvenis”.

 

O Secretário Regional sublinhou que, com base em dados científicos, sabe-se que “a devolução destes animais mais pequenos ao mar, que estão, na sua maioria, vivos, beneficia a população do goraz”.

 

Gui Menezes salientou ainda que as artes de pesca nos Açores “são já muito seletivas”, acrescentando que a obrigatoriedade de desembarque “compreende-se na pesca de arrasto no mar do Norte ou em pescarias noutras regiões da Europa, em que há uma grande captura de espécies acessórias”.

 

“Estamos muito agradados com esta decisão porque o trabalho que temos vindo a fazer podia ser deitado abaixo”, afirmou, referindo que “as medidas de gestão que têm sido adotadas internamente em relação ao consumo da quota do goraz têm dado excelentes resultados”.

 

O Secretário Regional lembrou também que, no caso dos alfonsins e dos imperadores (beryx), “a Região conseguiu a isenção da obrigatoriedade de trazer para terra até 5% das capturas acessórias ou de indivíduos mais pequenos” destas espécies.

 

Gui Menezes lamentou “algumas críticas” sobre esta medida de exceção para a frota de pesca dos Açores, apontando “desconhecimento” sobre a matéria.

 

Segundo o texto do plano plurianual a gestão das pescas em águas ocidentais, as exceções no que respeita à obrigatoriedade de desembarque têm em consideração "as limitações relacionadas com a dimensão dos navios de pesca artesanal e costeira utilizados nas Regiões Ultraperiféricas".


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:  
2019.02.14-SRMCT-IsencaoDesembarqueGorazPlanoPlurianualPesca(1).mp3 2019.02.14-SRMCT-DevolverGorazMar(2).mp3 2019.02.14-SRMCT-CriticasIsencao(3).mp3 2019.02.14-SRMCT-IsencaoDesembarqueAlfonsim(4).mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal