principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 2 de Junho de 2020

Ilhas do Grupo Central estão todas a ser abastecidas de areia, assegura Diretor Regional dos Assuntos do Mar

A Direção Regional dos Assuntos do Mar informa que estão, neste momento, três dragas em atividade no arquipélago, das quais duas se encontram no Grupo Central a abastecer de areia as ilhas onde já se registou escassez desta matéria para a construção civil.

 

A draga ‘Coral da Horta’, pertencente à empresa faialense Rufribetão, abasteceu a Graciosa com cerca de 1.500 m3 de areia, e também se deslocou, durante o fim de semana, à Terceira para abastecer alguns clientes desta ilha, regressando ao Pico e ao Faial para continuar a abastecer estas duas ilhas.

 

A draga ‘Baixio’, da Tecnovia, que esteve parada por avaria entre 13 e 28 maio, já retomou a operação e encontra-se desde domingo a abastecer a ilha do Pico, sendo que, de seguida, irá abastecer as ilhas de São Jorge e do Faial.

 

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, adiantou que, “após a normalização do abastecimento de areia em todas as ilhas do Grupo Central, as dragas seguem, logo que possível, para o Grupo Ocidental, estando previsto que essa deslocação ocorra ainda durante a primeira quinzena deste mês”.

 

A terceira draga a operar na Região, a ‘Dragocidental’, da empresa Dunamagnata, depois de ter abastecido Santa Maria, regressou a São Miguel, onde permanecerá a abastecer a ilha até 15 de junho, partindo depois para a Terceira ou, eventualmente, para outra ilha do Grupo Central que necessite de ser abastecida de inertes.

 

A ‘Coral da Horta’, após vários meses de inoperacionalidade por ter sido abalroada por um navio, recomeçou a atividade extrativa no início de maio e esteve a abastecer de areia as ilhas do Pico e do Faial, antes de se deslocar para a Graciosa e Terceira.

 

Segundo o Diretor Regional, as “alterações estruturais” efetuadas nesta draga “exigiram uma vistoria e uma autorização especial provisória da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), de modo a não colocar em causa a segurança das operações”.

 

Filipe Porteiro referiu que a Tecnovia, proprietária da draga ‘Baixio’, que opera na Madeira, foi sensível à falta de areia na Região, deslocando o equipamento para os Açores, permitindo, por um lado, contribuir para a normalização dos stocks existentes em todas as ilhas e, por outro, fornecer à ilha das Flores um grande volume de areia que se destina à empreitada preparatória do Porto das Lajes, que foi destruído pelo furacão Lorenzo.

 

A draga ‘Dragocidental’, que esteve também vários meses parada devido a uma avaria do motor, tem garantido o abastecimento das ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria.

 

As medidas de confinamento e as quarentenas obrigatórias devido à COVID-19 também condicionaram a atividade destas empresas nos últimos meses no arquipélago.

 

Na Região, estão atualmente licenciadas para a extração de areia três dragas, a ‘Dragocidental’, a ‘Coral da Horta’ e a ‘Baixio’.

 

A licença prevê a obrigatoriedade de fornecimento de areia às ilhas para as quais solicitaram autorização.

 

Embora se trate de uma atividade empresarial, a Secretaria Regional do Mar, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, tem levado a cabo todos os esforços para que o arquipélago possa ser abastecido com esta matéria, não pondo em causa as diversas atividades económicas que dela dependem.


GaCS/GM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo Regional investe na modernização e alargamento da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de julho

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Sismo de magnitude 2,8 sentido na ilha Terceira - ATUALIZADA

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 





 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal