principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 6 de Junho de 2019

Gui Menezes destaca mais valias do programa Copernicus para regiões ultraperiféricas

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia defendeu hoje, na Horta, a mais valia de as regiões ultraperiféricas “incorporarem cada vez mais a utilização de dados espaciais de observação da Terra do programa europeu Copernicus para benefício das sociedades e da economia”.

 

Gui Menezes frisou que “há uma imensidade de possibilidades de utilização destes dados, que são disponibilizados gratuitamente e acessíveis a toda a gente”, acrescentando que o Copernicus é um programa “muito interessante, também por ser gratuito”.

 

“Pretendemos que a informação disponível seja cada vez mais utilizada pela academia, pelos organismos da administração pública e também pelas empresas privadas, que, a partir dos dados fornecidos, podem criar novos serviços e, assim, também contribuir para o desenvolvimento da economia das Regiões Ultraperiféricas”, afirmou.

 

O Secretário Regional falava aos jornalistas à margem da sessão de abertura do simpósio 'Copernicus Marine for Outermost and Maritime Regions', que decorre até sexta-feira, organizado pelo Governo dos Açores, em parceria com a rede NEREUS - Network of European Regions Using Space Technologies.

 

“Há muita informação que pode ser utilizada e pode contribuir muito não só no domínio científico, mas também naquilo que é o apoio à decisão sobre a pesca, a vigilância da área marítima ou a orla costeira”, salientou Gui Menezes.

 

O titular das pastas do Mar e da Tecnologia lembrou que os Açores integram várias organizações relacionadas com o programa Copernicus, nomeadamente a Copernicus Relay Network e a rede NEREUS, que congrega regiões europeias utilizadoras de tecnologia espacial, e reiterou que o Executivo açoriano vai continuar a apostar na área espacial para o desenvolvimento da Região.

 

Gui Menezes fez ainda referência a infraestruturas instaladas na Região, como é o caso do Sentinel, em Santa Maria, para observação da Terra, e que, por exemplo, “fornece informação sobre os navios que passam ao largo do arquipélago e faz vigilância das suas atividades em termos de derrames ou de lavagens de tanques”, acrescentando que as imagens são fornecidas à Agência Europeia de Segurança Marítima.

 

O Sentinel, levado a cabo pela Agência Espacial Europeia (ESA), é operacionalizado com dois satélites que fornecem dados ao programa Copernicus, e que abrange áreas como a atmosfera, mudanças climáticas, gestão de emergência e de segurança, proteção do ambiente, gestão de áreas urbanas, planeamento regional e local, agricultura, turismo, pescas, saúde, transportes marítimos e alterações climáticas, entre outras.

 

O Copernicus é coordenado e gerido pela Comissão Europeia e implementado em parceria com os estados membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio-Alcance (ECMWF) e a empresa Mercator Océan.

 

Na sua intervenção neste simpósio, Gui Menezes afirmou que “é do interesse da Região continuar a apostar não só em infraestruturas e tecnologias espaciais, mas também em infraestruturas de armazenamento, processamento e fornecimento de dados e serviços de observação da Terra”.

 

O Secretário Regional garantiu que “o Governo dos Açores vai continuar a promover o programa Copernicus no Atlântico, especialmente através do Azeo@Lab (ESA@LAB) – Centro para o Desenvolvimento de Competências em Observação da Terra, que será instalado, em breve, na ilha Terceira, no âmbito do AIR Centre”.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.5538.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Sistema Centralizado de Gestão de Vagas em Estruturas Residenciais Idosos avança para São Miguel, anuncia Andreia Cardoso

Museu de Angra do Heroísmo acolhe Memórias de Misericórdia

Defesa do mar dos Açores é tarefa de todos, afirma Avelino Meneses

Aposta na inovação é essencial para aumentar a eficiência e competitividade das explorações leiteiras, afirma o Diretor Regional da Agricultura

Rui Bettencourt sublinha força da comunidade açoriana nos Estados Unidos

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal