principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 17 de Abril de 2018

Governo dos Açores é parceiro de projeto que pretende converter arquipélago em destino turístico inteligente

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia destacou hoje, na Horta, a importância do projeto ‘SMARTDEST’, cofinanciado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, do qual o Governo dos Açores é parceiro, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, como “uma forma de mobilizar o sistema científico dos Açores, integrando equipas de investigação regionais, em particular nas partes relacionadas com a definição de modelos e integração de tecnologias”.

 

Bruno Pacheco falava no painel ‘Eco urbanismo e regeneração urbana - Smart Destination', no âmbito dos XXV Encontros Filosóficos, centrados no tema ‘Estar no Mundo: Vias Para Uma Sociedade Sustentável’.

 

O Diretor Regional referiu que o conceito de destino turístico inteligente é recente, tendo surgido, em 2012, na Catalunha, e está “fortemente ligado às abordagens previstas no conceito de ‘Smart City’, ou seja, cidade inteligente".

 

“Na prática, é um conceito que se baseia em dois pilares fundamentais, nomeadamente as novas tecnologias de informação e o desenvolvimento turístico sustentável”, salientou.

 

Bruno Pacheco afirmou que é com base nesses pressupostos que o ‘SMARTDEST – Avaliação e Proposta de Estratégia e Desenvolvimento de Ferramentas para a Conversão do Espaço de Cooperação em Destinos Turísticos Inteligentes’ está a ser desenvolvido, acrescentando que se espera que, em termos de resultados para os Açores, este projeto permita “a disponibilização de um diagnóstico da maturidade tecnológica de todo o arquipélago, bem como uma proposta de plano com a identificação de ações que permitam converter a Região num destino turístico inteligente”.

 

Segundo o Diretor Regional, “este processo de transformação do destino Açores passará pela implementação de um conjunto de tecnologias inovadoras, desenvolvidas por empresas cientificamente assessoradas por investigadores do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores”.

 

“Trata-se de dotar o arquipélago de mecanismos e políticas necessárias para que os agentes envolvidos no turismo possam ser capazes de obter dados em tempo real, analisá-los e tomar as decisões corretas que permitam à Região ser mais eficiente na gestão integral do destino, em todos os sentidos”, disse.

 

Desta forma, Bruno Pacheco defendeu que será possível “a criação de serviços e experiências únicas e personalizadas para os turistas, ampliando a oferta e a promoção dos bens culturais, históricos e ambientais, facilitando a interação do turista com o residente e melhorando a sua experiência e avaliação do destino”.

 

O Diretor Regional adiantou que o projeto ‘SMARTDEST’ terá uma componente prática na Praia da Vitória, na ilha Terceira, onde “irá promover a cooperação público-privada que vise o desenvolvimento de soluções tecnológicas, contribuindo para o fomento do empreendedorismo e da inovação, a par de uma componente técnico-científica suportada por uma equipa de especialistas das três regiões envolvidas”, nomeadamente Madeira, Açores e Canárias.

 

“São projetos como o ‘SMARTDEST’ que dão corpo às premissas da Indústria 4.0, ou a chamada ‘4.ª Revolução Industrial’, que permite mudanças disruptivas nos modelos de produção e negócio”, frisou, acrescentando que esta indústria é “uma prioridade europeia, tendo em conta as suas potencialidades enquanto motor de recuperação económica e de criação de emprego”.

 

Segundo Bruno Pacheco, esta nova revolução está “a transformar os espaços, os fluxos e os nós dos territórios, fomentando estruturas sociais mais flexíveis, mais conectadas e interativas”.

 

“A Indústria 4.0 pode ser aplicada à gestão dos territórios, impulsionando a aplicação de soluções tecnológicas de última geração ao funcionamento das cidades, à gestão do turismo, ao desenvolvimento das zonas rurais, aos serviços públicos, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento económico, social e ambiental”, disse o Diretor Regional.


GaCS/GM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal