principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 31 de Julho de 2020

Governo dos Açores financia contratação de uma dezena de doutorados para o Instituto Okeanos, no Faial

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores tem trabalhado de todas as formas para apoiar os centros de investigação regionais e a fixação de recursos humanos qualificados.

 

Gui Menezes falava na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento do Projeto Estratégico para a Área do Mar, para a contratação de uma dezena de investigadores doutorados, nos próximos três anos, para a Universidade dos Açores.

 

“Ao longo desta legislatura, fizemos uma aposta diferenciada na Ciência”, disse, acrescentando que “tem havido uma grande preocupação da parte do Governo Regional em valorizar o trabalho dos investigadores açorianos”.

 

“Este contrato é a prova da importância que damos aos recursos humanos”, frisou Gui Menezes, acrescentando que “podemos ter as melhores plataformas e infraestruturas, mas sem recursos humanos, sem massa crítica capaz e qualificada, nada é possível”.

 

O projeto ‘Investigadores MarAZ: Consolidar corpo de investigadores em Ciências do Mar nos Açores’ corresponde a um investimento de 2,2 milhões de euros, para três anos, e conta com o financiamento de 300 mil euros por parte do Executivo açoriano.

 

O objetivo é reforçar as condições para a produção científica e de inovação, através do incremento de massa crítica, contribuindo para a consolidação das áreas científicas e tecnológicas nas áreas prioritárias que são o mar e as pescas.

 

Esta operação será realizada através da contratação de 10 investigadores, com perfil e experiência comprovada nas áreas científicas prioritárias, com produção científica de elevada qualidade e demonstrativa de um conhecimento aprofundado dos ecossistemas marinhos dos Açores, bem como das políticas públicas regionais, nacionais e europeias neste domínio.                 

 

Segundo o Secretário Regional, “alguns destes investigadores terão oportunidade de ingressar na Universidade e fazer parte dos seus órgãos de gestão, fazendo com que a dinâmica de investigação do agora Instituto Okeanos se mantenha e seja reforçada em áreas que são estratégicas para o Governo dos Açores”.

 

Neste sentido, Gui Menezes frisou que a assinatura deste protocolo tem “um significado muito grande”, salientando que “cabe agora à Universidade fazer a sua parte, com a abertura dos concursos para a contratação dos 10 investigadores”.

 

“Estamos numa fase de revisão da Estratégia de Especialização RIS3, em que vamos continuar a apostar no Mar e no Conhecimento”, afirmou, acrescentando que o Executivo açoriano pretende “construir um novo navio de investigação para dar corpo a esta estratégia e para que a Região tenha mais autonomia e mais capacidade para aprofundar o conhecimento do Mar dos Açores”.

 

“Só com novas plataformas é que podemos dar um salto qualitativo”, referiu o Secretário Regional, defendendo que será “uma etapa importantíssima para os Açores, e para que os investigadores do Instituto Okeanos possam liderar novos projetos, no âmbito do próximo novo quadro comunitário dirigido à investigação, o Horizonte Europa, e para que possam explorar novas áreas do conhecimento do nosso mar, com impactos não só para a Região, mas também para o país e para a Europa”.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.07.31-SRMCT-ProjetoEstratégicoMar(1).mp3 2020.07.31-SRMCT-ProjetoEstratégicoMar(2).mp3 2020.07.31-SRMCT-ProjetoEstratégicoMar(3).mp3   20.8374.jpg 20.8375.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Jardins do Palácio de Santana com animação musical nos sábados de Verão

Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 8 e 9 de agosto

Museu da Graciosa promove mostra sobre Festas do Senhor Santo Cristo

Governo dos Açores lança concurso para cedência de 44 lotes infraestruturados na Região

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal