principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 27 de Fevereiro de 2020

Diretor Regional destaca investimento de meio milhão de euros em Oficinas de Competências Digitais

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia destacou hoje, em Ponta Delgada, o investimento superior a meio milhão de euros por parte do Governo dos Açores em Oficinas de Competências Digitais, “destinadas a cidadãos de diferentes faixas etárias”.

 

Bruno Pacheco revelou que existem atualmente 21 Oficinas de Competências Digitais, "onde decorreram 153 ações de formação, envolvendo mais de 3.250 formandos”.

 

Garantir a literacia e a inclusão digitais para o exercício pleno da cidadania, fomentar a reorientação profissional para as tecnologias da informação e da comunicação, e estimular e reforçar competências digitais na formação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, contemplando não só as competências básicas como outras mais avançadas, foram alguns dos objetivos apontados pelo Diretor Regional.

 

Bruno Pacheco falava na sessão de abertura da VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020), em que participam cerca de uma centena de profissionais da educação de diferentes níveis educacionais de Portugal e Espanha, para debater temas como a inovação educacional e a integração de tecnologias digitais em novos contextos metodológicos, da educação infantil à educação universitária.

 

Na sua intervenção, o Diretor Regional referiu que, no âmbito da iniciativa PROTIC, criada em 2018, para além da implementação das Oficinas de Competências Digitais, foi também lançada uma linha de financiamento para a aquisição de equipamentos e de software adaptados na área das TIC por parte de cidadãos com deficiência e das instituições que os acolhem, no valor superior a 120 mil euros, e que abrangeu mais de uma centena de cidadãos. 

 

Bruno Pacheco considerou que as competências digitais são “o motor da transformação digital das sociedades”, na medida em que “oferecem novas possibilidades ao permitir que se aproveitem, e utilizem, as tecnologias da informação e comunicação e os recursos digitais disponíveis por forma a dar resposta a um mercado de trabalho cada vez mais exigente” nestas matérias.

 

“Hoje, o nosso desempenho social e profissional, a nossa interação com o mundo do trabalho e com aqueles que nos rodeiam estão diretamente ligados, e dependentes, da nossa literacia digital, da alfabetização digital”, disse.

 

O Diretor Regional apontou, neste sentido, o investimento do Governo dos Açores na promoção das áreas das STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), no sentido de “assegurar não só a inclusão digital de todos os Açorianos”, mas também de “preparar os mais jovens para as profissões do futuro”, destacando a implementação dos Clubes de Programação e Robótica “em quase todas escolas da Região, num investimento superior a 225 mil euros, e que já abrangeu quatro centenas de alunos”.

 

“Com o intuito de basear o crescimento da Região na oferta de vantagens competitivas”, Bruno Pacheco apontou também a criação do Terceira Tech Island, que visa criar um 'hub' de empresas da área digital na ilha Terceira, e o projeto ‘Atelier do Código’, em fase de implementação em todas as escolas do 1.º e do 2.º Ciclo dos Açores, “para que todas as crianças tenham acesso à aprendizagem de linguagens de programação, envolvendo mais de 14.300 alunos de 806 turmas e mais de 720 docentes”.

 

O Diretor Regional sublinhou que a cidadania digital tem sido “uma prioridade” do Executivo, acrescentando que “o ensino à distância se assume cada vez mais como uma forma de capacitar mais Açorianos para o futuro”.

 

Neste sentido, defendeu a importância do investimento no ensino à distância, o chamado e-learning, “por ultrapassar barreiras geográficas, criando novas oportunidades de ensino e de aprendizagem, e por democratizar o acesso à educação”.

 

A VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação (ieTIC2020) decorre até sexta-feira, organizada pelo Instituto Politécnico de Bragança, pela Universidad de Salamanca, pela Universidad Complutense de Madrid e pela Universidade Aberta, com o apoio do Governo dos Açores.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.7698.jpg 20.7699.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal