principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 8 de Março de 2018

“Devemos promover a ciência e a cultura científica numa perspetiva da igualdade de género”, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia enalteceu hoje, em Ponta Delgada, a "importância” da investigação científica produzida pelas “mulheres da ciência” que trabalham nos Açores.

 

Bruno Pacheco falava no final de uma visita ao Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico e ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores, onde reuniu com as investigadoras responsáveis por dois projetos científicos que estão a decorrer nas áreas do Turismo e do Ambiente no arquipélago.

 

‘Smart Tourism’ é o nome do projeto liderado pela investigadora Teresa Tiago, que está a desenvolver um modelo de avaliação e acompanhamento do ‘Turismo 3.0’ aplicado aos Açores, que prevê “a sistematização de informação e a identificação de fatores críticos de desenvolvimento, que serão facultados às empresas regionais como uma ferramenta de apoio”.

 

Estudar e caraterizar a presença de cianobactérias nas águas dos Açores e a produção potencial de cianotoxinas, prejudiciais para a saúde ambiental e pública, é o objetivo do projeto liderado pela investigadora Rita Cordeiro, que conta com uma bolsa do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

 

O Diretor Regional afirmou que, “de uma forma simbólica", escolheu o Dia Internacional da Mulher para "conhecer mais de perto dois dos muitos projetos científicos que estão a ser liderados por mulheres no arquipélago”.

 

“É importante promovermos a ciência e a cultura científica na Região numa perspetiva da igualdade de género e de oportunidades nos meios académico e profissional”, disse.

 

O Diretor Regional adiantou que “os dados de 2017 sobre os bolseiros de formação avançada do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia indicam que nos Açores há mais mulheres do que homens a fazer ou que fizeram investigação, sendo que os números são 80 contra 52”.

 

Nestes encontros com as investigadoras, Bruno Pacheco frisou que “o Governo dos Açores abriu uma nova linha de financiamento para a participação em congressos, totalmente orientada para os jovens, doutorandos ou recém-formados”.

 

Este concurso para a participação em reuniões científicas, no âmbito do PRO-SCIENTIA, corresponde a um investimento de 25 mil euros e pretende incentivar “a produção, formação e divulgação científica especializada”.

 

No âmbito deste concurso poderão ser atribuídos apoios para reuniões científicas de cariz internacional em Portugal no valor de 500 euros, sendo que a verba para reuniões científicas de cariz internacional na Europa é de 1.500 euros e fora da Europa é de 2.000 euros.

 

A este concurso, que está aberto até final de junho, podem candidatar-se estudantes do ensino superior ou licenciados há menos de três anos, estudantes de mestrado ou de doutoramento e ainda investigadores com mestrado ou doutoramento concluído há menos de três anos.

 

Bruno Pacheco recordou que, na última edição deste concurso, em 2014, foram apoiados 11 projetos.


GaCS/GM
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.2320.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Proteção Civil alerta para previsão de vento forte no Grupo Ocidental dos Açores

Esclarecimento do Governo dos Açores

Cedência à Região do Bairro Nascer do Sol e do Complexo Escolar das Lajes reforça potencial do Terceira Tech Island

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de novembro

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove I Encontro de Vozeirões

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal