principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 10 de Dezembro de 2018

Componente técnica do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores concluída em 2019, adianta Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, na Horta, que o ordenamento do espaço marítimo “coloca muitos desafios” e que as políticas do mar têm um caráter “transversal e multissetorial”, destacando, por isso, a importância de “ouvir outros organismos da administração pública naquilo que são as estratégias relacionadas com o mar”.

 

Gui Menezes recordou, neste sentido, que a Comissão Interdepartamental para os Assuntos do Mar (CIAMA), criada no ano passado, “tenta reunir vários setores da administração [pública regional] que, direta ou indiretamente, têm a ver com o mar e podem contribuir para o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo”.

 

O Secretário Regional, que falava à margem da primeira reunião plenária da CIAMA, referiu que o Plano do Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores (POEMA) terá de estar concluído até 2021, à semelhança dos planos de ordenamento de Portugal continental e da Madeira.

 

Este plano regional “engloba e mapeia uma série de áreas potenciais de uso para várias atividades, incluindo as questões da biodiversidade e da conservação”, frisou.

 

Questionado pelos jornalistas, Gui Menezes referiu que os planos de gestão das Áreas Marinhas Protegidas (AMP), que estão a ser revistos, se inserem no POEMA, frisando que o Executivo açoriano pretende consolidá-los, através do alargamento das AMP “em defesa dos recursos” marinhos.

 

“Os planos de gestão permitem definir claramente o que se pode fazer e o que não se pode fazer e quais as autoridades e instituições responsáveis pela gestão dessas áreas” marinhas protegidas, afirmou Gui Menezes.

 

Segundo o Secretário Regional, através da CIAMA, pretende-se que cada departamento aporte “as suas preocupações e a sua realidade” para o Plano de Ordenamento do Espaço Marinho dos Açores, para que seja possível “elaborar e implementar instrumentos de gestão realistas e que contribuam para o nosso desenvolvimento”.

 

“Temos ouvido instituições de pesca e organizações não governamentais, por exemplo, atores que podem participar nestes processos, para que sejam processos abertos e próximos da realidade e das pessoas, e para que possam ter efeitos positivos na nossa economia e na conservação dos recursos”, assegurou.

 

Refira-se que, nos Açores, têm sido utilizados projetos europeus para o desenvolvimento do ordenamento do espaço marítimo, nomeadamente o MarSP, no âmbito do qual já foram realizados três workshops em várias ilhas, em que participaram cerca de oito dezenas de agentes ligados a atividades marítimas, e o PLASMAR.

 

Na reunião de hoje foram propostos sete grupos de trabalho para acompanhar o processo de ordenamento do espaço marítimo, sendo que serão realizadas durante o próximo ano várias reuniões da CIAMA para acompanhar o processo de elaboração do POEMA.

 

'Recursos Marinhos Vivos', 'Recursos Marinhos Não Vivos', 'Ambiente e Conservação', 'Investigação e Tecnologia', 'Turismo, Recreio, Desporto e Cultura', 'Portos, Navegação e Transportes' e 'Segurança, Defesa e Proteção Civil' são as áreas em que foram divididos os grupos de trabalho.

 

“A CIAMA deverá emitir os seus pareceres, como entidade consultiva, e depois a proposta deverá ser aprovada pelo Governo”, adiantou Gui Menezes, frisando que a componente técnica terá de estar concluída durante o próximo ano. 

 

A CIAMA é um órgão consultivo que visa reforçar a articulação de posições e a participação concertada dos diferentes departamentos na política marítima da Região, bem como o acompanhamento e monitorização de um conjunto de políticas, como, por exemplo, o uso dos recursos marinhos e do espaço marítimo regional.

 

Presidida pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, a CIAMA integra representantes das áreas do Emprego, Investimento e Competitividade, Ciência e Tecnologia, Ambiente, Turismo, Assuntos Europeus, Pescas e Assuntos do Mar, podendo integrar outros membros convidados que sejam relevantes para os assuntos que são tratados a cada momento.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.12.10-SRMCT-CIAMA_OrdenamentoEspacoMaritimo(1).mp3 2018.12.10-SRMCT-CIAMA-CalendarizacaoProcessoOEM(2).mp3 2018.12.10-SRMCT-CIAMA_PlanoGestaoAMP(3).mp3   18.4123.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal