principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

  
 


 



Informação
 

Legislação

Competência | Documento Contitutivo

SIADRAPRA

Projetos PO Açores 2020

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 Direção Regional da Ciência e Tecnologia

 

A implementação das medidas de política regional nos domínios da ciência e tecnologia (C&T) na RAA é assegurada por via de duas entidades – a Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) e o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), ambos na dependência direta da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia (SRMCT).

Por uma questão de conveniência do ponto de vista do utente de serviços públicos, o acesso aos conteúdos web em matéria de C&T está disponível através do Portal de Ciência e Tecnologia, independentemente de serem da competência de um ou outro orgão.

À Direção Regional da Ciência e Tecnologia compete propor as bases e as medidas em que deve assentar a política regional nas áreas da ciência e tecnologia, coordenando e desenvolvendo as ações necessárias à sua execução.

 

As suas principais linhas de atuação centram-se no apoio a programas e projetos de investigação científica, de desenvolvimento experimental e de inovação e modernização tecnológica, na promoção de infraestruturas de apoio às atividades de investigação científica, e desenvolvimento tecnológico e difusão da ciência e da tecnologia, e no incentivo à qualificação de recursos humanos e à formação e divulgação especializada em matéria de ciência e tecnologia.

 

A Região Autónoma dos Açores tem vindo a desenvolver o seu potencial em áreas científicas e tecnológicas específicas, decorrentes da sua localização geográfica e condições naturais, mas também das competências das suas unidades de investigação e das valências já existentes ou em construção, cujo know-how precisa de ser reforçado, em prol do desenvolvimento socioeconómico regional, mas também da sua projeção internacional.
 
A internacionalização da investigação realizada na Região, podendo beneficiar dos financiamentos internacionais e da posição geoestratégica dos Açores entre a Europa e a América, constitui um importante desafio a abraçar, consubstanciando-se na participação em redes de excelência e em projetos tecnológicos e de investigação em consórcio, envolvendo instituições nacionais e internacionais, de modo a favorecer o desenvolvimento da Região e a sua projeção no Espaço Europeu de Investigação.

 

Por outro lado, a criação de conhecimento e sua transferência para o tecido económico são fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentado dos Açores. O desafio a lançar aos investigadores é no sentido de uma cultura de inovação, assente na transferência do conhecimento e da tecnologia e na promoção de áreas de valor acrescentado.

 

A aposta atual do Governo Regional dos Açores assenta no reforço à constituição de parcerias do conhecimento e à articulação entre as entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e o tecido socioeconómico, e entre a investigação, a inovação e o empreendedorismo, no sentido de reforçar a cooperação entre os centros de investigação e as empresas, abarcando e fortalecendo cada elo da cadeia de inovação, desde a investigação fundamental até à transferência tecnológica.


Bruno Miguel Correia Pacheco
Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Bruno Miguel Correia Pacheco

             Biografia

 

 
Conheça Melhor

 Organograma

 
 

 

Instrumentos de gestão


Últimos Conteúdos

“Natal com Ciência Divertida” chega esta semana a duas escolas da ilha de São Miguel
Governo dos Açores alarga prazo de concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial
Governo dos Açores colabora na monitorização de plano europeu na área da energia geotérmica
Quinzena da Ciência e Tecnologia promove cultura científica em todo o arquipélago dos Açores
Comunidade científica tem sido central na definição e implementação de políticas de conservação marinha, defende Diretor Regional dos Assuntos do Mar
Comunidade científica tem sido central na definição e implementação de políticas de conservação marinha, defende Diretor Regional dos Assuntos do Mar
 
 

Contactos

Telefone: 292 202 400

Fax: 296 288 686

Morada:
Rua do Mercado Nº 21,
9500-326 Ponta Delgada

 
Subscreva o feed RSS do Portal do Governo dos Açores
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal