principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 2 de Junho de 2020

Ilhas do Grupo Central estão todas a ser abastecidas de areia, assegura Diretor Regional dos Assuntos do Mar

A Direção Regional dos Assuntos do Mar informa que estão, neste momento, três dragas em atividade no arquipélago, das quais duas se encontram no Grupo Central a abastecer de areia as ilhas onde já se registou escassez desta matéria para a construção civil.

 

A draga ‘Coral da Horta’, pertencente à empresa faialense Rufribetão, abasteceu a Graciosa com cerca de 1.500 m3 de areia, e também se deslocou, durante o fim de semana, à Terceira para abastecer alguns clientes desta ilha, regressando ao Pico e ao Faial para continuar a abastecer estas duas ilhas.

 

A draga ‘Baixio’, da Tecnovia, que esteve parada por avaria entre 13 e 28 maio, já retomou a operação e encontra-se desde domingo a abastecer a ilha do Pico, sendo que, de seguida, irá abastecer as ilhas de São Jorge e do Faial.

 

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, adiantou que, “após a normalização do abastecimento de areia em todas as ilhas do Grupo Central, as dragas seguem, logo que possível, para o Grupo Ocidental, estando previsto que essa deslocação ocorra ainda durante a primeira quinzena deste mês”.

 

A terceira draga a operar na Região, a ‘Dragocidental’, da empresa Dunamagnata, depois de ter abastecido Santa Maria, regressou a São Miguel, onde permanecerá a abastecer a ilha até 15 de junho, partindo depois para a Terceira ou, eventualmente, para outra ilha do Grupo Central que necessite de ser abastecida de inertes.

 

A ‘Coral da Horta’, após vários meses de inoperacionalidade por ter sido abalroada por um navio, recomeçou a atividade extrativa no início de maio e esteve a abastecer de areia as ilhas do Pico e do Faial, antes de se deslocar para a Graciosa e Terceira.

 

Segundo o Diretor Regional, as “alterações estruturais” efetuadas nesta draga “exigiram uma vistoria e uma autorização especial provisória da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), de modo a não colocar em causa a segurança das operações”.

 

Filipe Porteiro referiu que a Tecnovia, proprietária da draga ‘Baixio’, que opera na Madeira, foi sensível à falta de areia na Região, deslocando o equipamento para os Açores, permitindo, por um lado, contribuir para a normalização dos stocks existentes em todas as ilhas e, por outro, fornecer à ilha das Flores um grande volume de areia que se destina à empreitada preparatória do Porto das Lajes, que foi destruído pelo furacão Lorenzo.

 

A draga ‘Dragocidental’, que esteve também vários meses parada devido a uma avaria do motor, tem garantido o abastecimento das ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria.

 

As medidas de confinamento e as quarentenas obrigatórias devido à COVID-19 também condicionaram a atividade destas empresas nos últimos meses no arquipélago.

 

Na Região, estão atualmente licenciadas para a extração de areia três dragas, a ‘Dragocidental’, a ‘Coral da Horta’ e a ‘Baixio’.

 

A licença prevê a obrigatoriedade de fornecimento de areia às ilhas para as quais solicitaram autorização.

 

Embora se trate de uma atividade empresarial, a Secretaria Regional do Mar, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, tem levado a cabo todos os esforços para que o arquipélago possa ser abastecido com esta matéria, não pondo em causa as diversas atividades económicas que dela dependem.


GaCS/GM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Vasco Cordeiro inaugura TERINOV, um investimento de nove milhões de euros “de e para o futuro” da Terceira e dos Açores

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Governo Regional investe na modernização e alargamento da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de julho

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 





 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal