principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Filipe Mora Porteiro
 

Biografia
 Filipe Jorge Monteiro de Mora Porteiro

Nascido em: 19-02-1964

Filipe M. PORTEIRO (FMP) é Diretor Regional dos Assuntos do Mar do Governo Regional dos Açores desde 2013. É doutorado em biologia marinha pela Universidade de Liverpool (2005).

Atualmente, trabalha para potenciar e valorizar os recursos do mar dos Açores e as atividades marítimas, criando oportunidades de desenvolvimento socioeconómico, ambientalmente sustentável, num quadro de conservação e ordenamento do espaço marítimo, assente em critérios científicos robustos e fomentando a cidadania participativa e informada. Tem por objetivo contribuir para a implementação de melhores políticas marinhas e marítimas sustentáveis, a nível regional, nacional e internacional. Neste contexto, tem apresentado comunicações sobre as políticas regionais para o mar em dezenas de eventos. Pertence a diversas comissões técnicas regionais, nacionais e internacionais.

FMP foi cientista sénior da Universidade dos Açores entre 1989 e 2013 e presidente do Observatório do Mar dos Açores, uma ONG regional dedicada à promoção do mar, entre 2009 e 2013. Investigou cefalópodes, peixes e corais de água fria, em ambientes insulares, no meio pelágico oceânico, em montes submarinos, cristas oceânicas e campos hidrotermais profundos, nos Açores e no Atlântico Nordeste. Dedicou-se a áreas como a biodiversidade e biogeografia, ecologia, ecotoxicologia e conservação. Participou de dezenas de campanhas oceanográficas, mergulhou em diversos submarinos tripulados de investigação, apresentou palestras e posters em mais de 75 fóruns científicos. É autor e coautor de cerca de 50 artigos indexados, 8 livros e capítulos de livros e mais de 80 outras contribuições científicas e técnicas. Lecionou em diferentes níveis de ensino desde 1989. Foi autor e promotor de dezenas de exposições temáticas, DVDs, publicações e outras iniciativas de educação ambiental e promoção da literacia marinha.




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal