principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Filipe Mora Porteiro
 

Biografia
 Filipe Jorge Monteiro de Mora Porteiro

Nascido em: 19-02-1964

Filipe Mora Porteiro é doutorado pela Universidade de Liverpool (2005) e licenciado em Biologia, pela Universidade de Lisboa (1989).

É Investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, instituição a que está ligado desde 1989.
É técnico superior do quadro do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores desde 1998.

Lecionou em diferentes níveis de ensino (e.g. secundário, profissional, universitário), principalmente em assuntos relacionados com biologia, pescas e biodiversidade marinha; supervisionou 15 teses de licenciatura e de mestrado.

Durante 3 anos foi responsável pela disciplina sobre o Mar dos Açores, na Universidade Sénior da Ilha do Faial.

Esteve envolvido em estudos de impacto ambiental em portos da Região.

É Vice-presidente do Observatório do Mar dos Açores (OMA) desde 2006 e é presidente da direção desta associação, desde 2009.

Nas duas últimas décadas esteve ativamente envolvido em diversos projetos regionais, nacionais, europeus e internacionais, focando assuntos tão diversos como: biologia, e pescas de lula costeira; diversidade e biogeografia de peixes dos Açores; caracterização de comunidades de peixes associadas a campos hidrotermais e montes submarinos; ecotoxicologia de peixes e cefalópodes e de fauna hidrotermal; biodiversidade e biogeografia de peixes meso-e batipelágicos do Atlântico Norte; caracterização de comunidades de peixes associadas a montes submarinos e cristas oceânicas; taxonomia e biodiversidade de fauna bentónica profunda, especialmente de corais de águas frias; interações entre peixes e corais; impacto das pescas nas comunidades de corais; ecotoxicologia de corais, etc..

Estudou coleções de peixes nos mais importantes museus de história natural Europeus e Norte Americanos; participou em mais de uma dezena de cruzeiros científicos nacionais e internacionais; mergulhou nos campos hidrotermais Lucky Strike e Rainbow, nos submersíveis Alvin (WHOI) e Nautile (IFREMER) e no submarino Lula (FRN).

É membro do corpo editorial da revista científica Arquipélago – Life and Marine Sciences, publicada pelo DOP/UAç e é o responsável pela coleção biológica de referência da mesma instituição.
Participou em cerca de 75 congressos, simpósios, workshops e encontros científicos, onde apresentou dezenas de palestras e posters. É autor e co-autor de cerca de 45 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, com revisão entre pares, de 8 capítulos de livros e de cerca de 60 outras contribuições e relatórios científicos.

Filipe Mora Porteiro tem sido responsável e colaborado em muitas ações de divulgação científica: é autor de diversas exposições temáticas e de outro material didático, proferiu conferências e publicou textos temáticos dirigidos ao grande público, em especial relacionado com o meio marinho; é coautor de cerca de 25 documentários sobre temas marinhos (RTP-A); tem publicado sobre história das ciências marinhas, património cultural regional, nomeadamente sobre a baleação, e outros temas marítimos.




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal