principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 29 de Setembro de 2015

Parque Arqueológico Subaquático do Slavonia criado na ilha das Flores

O Governo dos Açores criou, por diploma publicado hoje em Diário da República, o Parque Arqueológico Subaquático do Slavonia, na costa do Lajedo, no concelho das Lajes das Flores.

 

A decisão do Executivo, aprovada em julho durante a visita estatutária à ilha das Flores, visa, entre outros aspetos, proteger, conservar e divulgar o património arqueológico, possibilitando a promoção do estudo e a fruição desses bens.

 

Nesse sentido, no interior do parque arqueológico é interdita a pesca, qualquer que seja a arte ou modalidade, a ancoragem de embarcações, boias ou quaisquer estruturas, assim como a realização de trabalhos de investigação científica sem autorização da autoridade gestora que, neste caso, é a Direção Regional da Cultura.

 

O decreto regulamentar regional, que produz efeitos a partir quarta-feira, 30 de setembro, especifica que, no interior do parque, “a recolha de material arqueológico ou de quaisquer bens integrados no património cultural subaquático só é permitida no âmbito de trabalhos arqueológicos subaquáticos devidamente licenciados pela direção regional competente em matéria de cultura”.

 

O local do naufrágio do 'Royal Mail Ship Slavonia', localizado em águas pouco profundas junto à costa sudoeste da ilha das Flores, apresenta, de acordo com o preâmbulo do diploma regional agora publicado, “condições de visitação, a que se junta o interesse e a representatividade da embarcação naufragada”.

 

O navio Slavonia é representativo das grandes vagas de emigração europeia para os EUA, bem como encarna a narrativa do comércio "à escala atlântica das grandes companhias privadas, que caraterizam o liberalismo económico de pendor capitalista do século XIX, tanto quanto do imperialismo britânico, na época do seu máximo esplendor”.

 

Por outro lado, a proteção dos restos afundados do Slavonia permite “a conservação e salvaguarda da biodiversidade marinha existente naquela zona, representativa dos ambientes costeiros da região", já que esta estrutura submersa "proporciona substrato para a colonização de organismos sésseis, criando um ambiente similar aos recifes naturais costeiros do Mar dos Açores, nos quais se abrigam espécies marinhas de importância ecológica e económica”.

 

A zona onde naufragou o Slavonia apresenta, ainda, caraterísticas que permitem visitas controladas de mergulhadores, "sem impacto negativo sobre a conservação dos bens arqueológicos e naturais presentes”.

 

Este testemunho arqueológico, que se encontra “bem identificado”, contém um “elevado potencial” na promoção turístico-cultural dos Açores, podendo por isso “transformar-se em museu subaquático”.


GaCS/DRC/PB
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal