principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 7 de Setembro de 2018

Açorianos devem saber guardar a sua identidade, defende Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, em Ponta Delgada, que, neste “tempo da globalização”, os Açorianos, em termos de preservação e dinamização da cultura, devem saber “guardar a sua identidade”.

 

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre a Direção Regional da Cultura e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), afirmou esperar que a colaboração entre estas duas identidades contribua para esse objetivo, preservando e dinamizando a cultura, “desde os maiores centros até todas as periferias”.

 

Para o titular da pasta da Cultura, não deixa de ser “significativo” que este ato ocorra em 2018, Ano Europeu do Património Cultural, uma comemoração que “oxalá constitua um autêntico abalo cultural” contra a degradação e o desaparecimento de uma multiplicidade de vestígios do passado que “contribuem para a compreensão do presente e para a projeção do futuro”.

 

Para Avelino Meneses, são “muitas e graves” as ameaças patrimoniais, como “a corrosão da natureza, a pressão da sociedade e da economia, inclusivamente o impacto da globalização, que acentua a crise de valores”.

 

Neste contexto, defendeu que “urge” a sensibilização de toda a comunidade, particularmente a mobilização da juventude, através da “inclusão de temas do património cultural no ensino e na investigação, com algum reforço de investimento oficial”.

 

Avelino Meneses sublinhou, por outro lado, a relevância cultural do protocolo agora assinado, destacando o trabalho a desenvolver ao nível dos projetos museológicos de localidade, que considerou serem “determinantes na caraterização do semblante do território, do caráter das gentes e da história das comunidades”, e que “muito contribuem para a fixação e a valorização da identidade dos provos”.

 

Igual relevância cultural, segundo o Secretário Regional, tem também “a promoção do livro e da leitura”, que será alavancada com a criação do programa Ler Açores, que se dirige a todos os públicos.

 

O Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou “confiança” na utilidade do instrumento de cooperação agora subscrito com a ANAFRE, já que “a freguesia é a instância por excelência do poder local”, que funciona como “primeiro arauto das aspirações e amparo das necessidades dos povos”.

 

O protocolo, subscrito pelo Diretor Regional da Cultura, Nuno Ribeiro Lopes, e pelo presidente da ANAFRE nos Açores, Jaime Rita, tem por objeto regular os termos em que se desenvolve a cooperação entre as duas instituições, tendo em vista a concretização de um conjunto de ações para o desenvolvimento, divulgação, promoção e diversificação da oferta cultural nos Açores.


GaCS/PB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.09.07-SREC-ProtocoloANAFRE.mp3   18.3366.jpg 18.3367.jpg 18.3368.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de outubro

Museu da Horta leva Caixa de Música às escolas

15 médicos internos de Medicina Geral e Familiar nos Açores iniciam formação em "Emergência e Estabilização do Doente Crítico"

Governo dos Açores impulsiona mobilidade elétrica através da concessão de postos de carregamento

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura 2.º Ciclo do “Geometria Sónica”

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal