principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 17 de Maio de 2017

Açores assinalam Dia Internacional e Noite dos Museus

A Direção Regional da Cultura associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, e à Noite dos Museus, que decorre a 20 de maio, apresentando, por um lado, o alargamento da informação digital sobre os Museus da Região e, por outro, promovendo a realização de uma série de eventos por parte dos seus Serviços Externos.

 

A Direção Regional da Cultura e os respetivos Serviços Externos têm vindo a disponibilizar e dinamizar vários conteúdos digitais dirigidos ao público em geral, acessíveis através do portal Cultura Açores, da página da Direção Regional da Cultura da plataforma do Governo dos Açores e em sites geridos por alguns dos Serviços, nomeadamente as bibliotecas públicas e arquivos regionais de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada e os museus Carlos Machado e de Angra do Heroísmo.

 

A divulgação das iniciativas e dos conteúdos culturais é primordial numa sociedade do conhecimento alicerçada nas novas tecnologias e sendo um objetivo da Direção Regional da Cultura continuar a desenvolver este tipo de iniciativas de informação digital e alargar os mecanismos de divulgação cultural, a partir desta data estarão disponíveis cinco novos sites relativos aos museus de Santa Maria, da Graciosa, do Pico, da Horta, das Flores e Francisco Lacerda, em S. Jorge.

 

Esta iniciativa decorre no contexto da comemoração do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus, cujo tema para este ano, definido pelo ICON – Conselho Internacional dos Museus, é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

 

Por seu lado, a Noite dos Museus será assinalada com a realização de diversos eventos, que visam disponibilizar atividades atrativas e fora da oferta habitual proporcionada por estas instituições.

 

Neste âmbito, o Museu da Horta promove, a 18 de maio, junto dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e do ensino secundário e profissional, uma apresentação e visita à Casa Manuel de Arriaga.

 

A iniciativa pretende de dar a conhecer a Casa e a figura do primeiro Presidente da República, podendo os interessados efetuar as marcações nas receções do Museu da Horta e da Casa Manuel de Arriaga, através o endereço eletrónico museu.horta.info@azores.gov.pt ou do telefone 292 202 576.

 

O Museu de Santa Maria, por sua vez, associa-se a esta comemoração com uma exposição de 25 cartoons de Luís Afonso, subordinada aos temas da crítica social, política, lazer e desporto.

 

Esta exposição de obras de um dos grandes nomes desta arte em Portugal, abre a 18 de maio e estará patente até ao mês de julho.

 

No Museu Francisco Lacerda, em S. Jorge, será inaugurada a 18 de maio, pelas 20h00, a exposição “Maria Machado, a lutadora das letras”.

 

A inauguração inclui uma homenagem a António Dias, em honra da doação da sua biblioteca pessoal ao Museu Francisco Lacerda, além de uma breve dramatização, intitulada "A Rubina", pela Associação Grupo de Teatro Iuventute Virtutis, sobre a vida de Maria Machado.

 

Maria Machado, que nasceu em 1890 na Ribeira Seca, em S. Jorge, foi professora do ensino básico, tendo dedicado a sua vida à instrução de crianças e adultos, nomeadamente através da instalação de bibliotecas em comunidades desfavorecidas. 

 

Por sua iniciativa, foi criada a Biblioteca da Sociedade Filarmónica União Popular da Ribeira Seca no final dos anos 40 do século passado, cujo trabalho foi perpetuado por António Dias.

 

Ainda a 18 de maio, no Museu da Graciosa, entre as 10h00 e as 12h00, realizam-se visitas ao núcleo-sede orientadas e comentadas pelo Diretor do Museu.

 

No mesmo dia, pelas 20h00, terá lugar a apresentação da peça de teatro "O menino que não gostava de ler", pelo grupo juvenil graciosense As Sementinhas, na Casa do Povo da Praia.

 

No Museu do Pico, em parceria com a Câmara Municipal de São Roque do Pico, decorre, a 20 de maio, pelas 21h00, a apresentação da terceira edição, revista e aumentada, da obra "A Fábrica da Baleia de São Roque do Pico" e da primeira edição do Roteiro da Fábrica da Baleia de São Roque do Pico, ambas da autoria de José Carlos Garcia.

 

A sessão inclui a apresentação de uma comunicação intitulada “A Escola vem ao Museu”, por Gilberta Pereira, formadora da Escola Profissional do Pico, e a realização de uma visita guiada pelo Museu.

 

Este evento, inserido nas comemorações da Noite dos Museus, visa também assinalar a passagem do 23.º aniversário do Museu da Indústria Baleeira, espaço que foi transformado em museu a 20 de maio de 1994.

  

O Museu Carlos Machado associa-se igualmente à comemoração do Dia Internacional dos Museus, assinalando a passagem dos 150 anos do nascimento do pintor Duarte Maia.

 

Nesse sentido, inaugura a 18 de maio, pelas 18h00, uma exposição de obras representativas do seu percurso artístico, que ficará patente no Núcleo de Arte Sacra, em Ponta Delgada, até 24 de setembro.

 

Duarte Maia, natural de S. Miguel, frequentou as Belas-Artes de Lisboa e teve formação artística em Paris, orientado por mestres como Benjamin Constant e Luc-Olivier Merson.

 

Integrou a comissão organizadora das primeiras exposições de Belas-Artes de Ponta Delgada, iniciativas que acompanharam a formação da Secção de Arte do Museu Carlos Machado, criada em 1912.

 

O Museu de Angra do Heroísmo celebra a Noite dos Museus, assinalando o 90.º aniversário do “Documentário Terceirense”, da autoria de António Luís Lourenço da Costa, considerado o primeiro registo fílmico angrense conhecido, e apresentando uma coleção de moda da autoria de Sílvia Teixeira, que resulta de uma Residência Criativa organizada pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato em 2016 para valorizar as rendas do Pico e Faial.

 

Neste evento, que se realiza a 20 de maio, a partir das 21h30, serão recriados alguns quadros ilustrativos do viver citadino do início do século XX recolhidos por aquele 'cineasta', num valioso documento, cuja película original pertence ao espólio do Museu de Angra do Heroísmo.

 

Além da passagem de modelos, composta por 12 coordenados de peças de pronto-a-vestir, femininas e masculinas, que incorporam rendas certificadas das ilhas do Pico e Faial e se inspiram no 'glamour' dos anos 30, será projetado o “Documentário Terceirense”, remontada por Sara Leal, de forma a incluir imagens que retratam na atualidade alguns dos espaços presentes na versão de 1927.

 

O desfile de moda contará com a colaboração da cenógrafa Ana Brum e da Companhia de Teatro residente do Museu, A Sala, estando a música a cargo das bandas Wave Jazz Ensemble e Dr. Vi, seguindo-se um 'after-party' com os Djs Monkeyshoes e Mr. Apples.

 

No claustro, decorrerá ainda um mercado de produtos regionais.

 

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.


GaCS/DRC
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  17.0846 17.084717.848
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Biodiversidade faz dos Açores laboratório natural por excelência, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de maio

Previsão de chuva forte em sete ilhas dos Açores

Museu do Pico apresenta a exposição "O Dever – 100 anos"

POSEI destina cerca de 940 mil euros à produção de banana

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 


 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal