principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 16 de Maio de 2018

Açores assinalam Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

A Direção Regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, que se celebram a 18 e 19 de maio, tendo como tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

 

O ICOM - Conselho Internacional dos Museus, escolheu este tema para as comemorações deste ano, salientando que "a hiperconectividade é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, tais como contacto pessoal (face-to-face), correio eletrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet”.

 

Para o ICOM, esta “rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada”, pelo quem no mundo “hiperconectado” de hoje, os museus “juntam-se a esta nova tendência”.

 

Nesse sentido, os museus sob tutela da Direção Regional da Cultura juntam-se a estas comemorações através da realização de atividades destinadas a promover uma aproximação das suas coleções aos diferentes públicos, explorando, de formas diversas e inovadoras, as múltiplas conexões com as comunidades em que se inserem.

 

O Museu das Flores realiza sexta-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, entre as 9h00 e as 17h00, uma atividade de caça ao tesouro inspirada no papel desempenhado pelo Grupo Ocidental dos Açores como importante ponto de apoio aos navios que cruzavam os oceanos nos séculos XVI e XVIII.

 

Destinada ao público infantojuvenil, esta atividade será um jogo de pistas que conduz à resolução de enigmas sucessivos, cada um remetendo para o seguinte até à descoberta final do tesouro.

 

Durante o percurso, o jogador percorre toda a coleção relacionada com a navegação, acompanhado pelo Serviço Educativo.

 

Por outro lado, para assinalar a Noite dos Museus, o Museu das Flores realiza, entre 22 e 31 de maio, pelas 21h00, uma feira do livro, que pretende ser mais um incentivo com vista a intensificar a curiosidade e o apreço do público pelas obras literárias de autores açorianos.

 

Estarão disponíveis livros de temas variados, nomeadamente história, literatura, poesia, arte, roteiros de exposições, biografia, entre outros géneros, com descontos de 50% na noite de 22 de maio e de 30% nos restantes dias.

 

O Museu do Pico, por seu turno, promove, a 18 de maio, pelas 15h00, a realização de uma iniciativa destinada aos utentes da Obra Social Madre Maria Clara Açores, na Candelária, que inclui uma visita guiada ao Museu do Vinho e a realização de jogos e atividades lúdico-pedagógicas, que terão lugar no Parque Florestal de Santa Luzia, em colaboração com o Parque Natural do Pico.

 

Na 'Blackbox' do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, realiza-se a 18 de maio, pelas 21h30, o espetáculo “Um ensaio sobre corpos”, da bailarina e coreógrafa Catarina Medeiros.

 

Este espetáculo resulta da Residência Artística “Arte para Todos”, que decorre desde 1 de março no Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, com o objetivo de introduzir a dança e o movimento a pessoas portadoras de dificuldades intelectuais.

 

Também a 18 de maio, o Museu da Graciosa promove um roteiro patrimonial intitulado “Memórias da baleação graciosense”, que terá lugar das 9h00 às 10h00, com a participação dos alunos do 7.º ano da Escola Básica e Secundária da Graciosa.

 

Neste roteiro serão abordados aspetos do património baleeiro graciosense, nomeadamente a visualização de um filme sobre a observação de baleias, uma visita à exposição do Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz do Museu e aos Caldeiros da Barra.

 

O Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, celebra o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, com a inauguração, pelas 20h00, da exposição “A última viagem da barca negreira francesa Mont Ferran”.

 

Este trabalho historiográfico de José Carlos Neto baseia-se no estudo de peças adquiridas dos salvados deste naufrágio na baía da Vila da Calheta pelo último capitão-mor da Vila da Calheta, Miguel António Silveira e Sousa.

 

O estudo dos objetos da 'Mont Ferran' ganha relevância no panorama regional e nacional, pois trata-se de um testemunho da cultura esclavagista, evidência arqueológica de escassos registos em Portugal.

 

O Museu da Horta, também a 18 de maio, das 10h00 às 16h00, realiza visitas orientadas para a comunidade escolar da ilha do Faial, numa iniciativa que visa dar a conhecer o Museu e as suas coleções.

 

Os interessados podem efetuar as marcações na receção do Museu da Horta, através do email museu.horta.info@azores.gov.pt ou do telefone 292 202 576.

 

Por seu lado, o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, também se associa a estas comemorações, inaugurando, a 18 de maio, pelas 18h30, no Núcleo de Santa Bárbara, a exposição “Imagem, Identidade e Turismo”, com curadoria de Catarina Melo Antunes.

 

Com base numa recolha de testemunhos escritos, objetos artísticos, artesanais, iconográficos, audiovisuais e de artes decorativas efetuada no Museu Carlos Machado e junto de outras entidades públicas e privadas, esta exposição pretende mostrar como, em momentos específicos da História dos séculos XIX e XX nos Açores, as condições sociais, políticas e económicas e, sobretudo, culturais, determinaram as construções patrimoniais e identitárias, e como estas se foram transformando em imagens icónicas potencializadas em contexto da atividade turística.

 

Entre os temas destacados na exposição podem encontrar-se a construção do Porto de Ponta Delgada, a visita régia de 1901 e a criação de sociedades locais que fomentaram a divulgação da ilha como destino turístico, como a Sociedade Propagadora de Noticias Micaelenses, primeiro órgão nacional direcionado à promoção institucional do turismo, em 1899, e a Sociedade Terra Nostra, em 1934.

 

O Museu de Angra do Heroísmo associa-se às celebrações da Noite Europeia dos Museus com um programa que evoca a épica da baleação açoriana.

 

O programa começa sábado, 19 de maio, com a realização, das 14h00 às 17h00, de um ateliê de construção de moldes, orientado pelo ceramista Adolfo Mendonça, cuja obra se inspira na vida marinha açoriana, tendo como especial referência os cetáceos, organizado em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato.

 

Pelas 21h00, terá lugar a inauguração de uma mostra da obra deste ceramista, intitulada "Mar Nosso - Cerâmica de Adolfo Mendonça", que estará patente até 10 de junho na Reserva de Transportes de Tração Animal dos Séculos XVIII e XIX.

 

Um bote baleeiro varado no claustro de S. Francisco, no âmbito de uma colaboração com a Junta de Freguesia de São Mateus e a empresa Ananias Contente, será objeto de uma visita orientada, por Heliodoro Silva, em que será abordada a construção e estrutura caraterística destas embarcações açorianas, bem como de técnicas básicas de baleação.

 

Cerca das 22h00, terá lugar a apresentação de uma versão única e condensada da opera folk "Romance de Mateus e da Baleia", um projeto da Companhia de Teatro Cães do Mar, com encenação de Ana Brum, libreto de Peter Cann e música composta pelo maestro Antero Ávila.

 

O Dia Internacional dos Museus, anualmente celebrado a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover junto da sociedade uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

 

A Noite dos Museus é uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França.

 

Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades, entre as quais espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, convidando os visitantes a usufruírem, em período noturno, de uma experiência diferente e enriquecedora.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.


GaCS/DRC
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.2749.jpg 18.2750.jpg 18.2751.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de maio

Apresentadas três propostas para construção de "ferry" para 650 passageiros e 150 viaturas

Vasco Cordeiro participa na reunião da Comissão Bilateral Permanente

Informação de Agenda

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de maio

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


 


Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal