principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 25 de Setembro de 2020

Governo dos Açores implementa projeto de centros de Cycl’in Azores com piloto em Santa Maria

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que o Governo dos Açores está a implementar o projeto de centros Cycl’in Azores em toda a Região, no âmbito da estruturação de produtos turísticos, num investimento global superior a 800 mil euros, destacando que o projeto piloto terá lugar na ilha de Santa Maria.

 

Marta Guerreiro, que falava na Reserva Florestal de Recreio de Valverde, em Santa Maria, numa apresentação que contou também com a presença da Associação de Ciclismo dos Açores e da Vertente Magenta, dois importantes parceiros deste projeto, salientou que “estes centros serão constituídos por uma infraestrutura de apoio à prática de uma ou mais vertentes do ciclismo, equipada com instalações permanentes dedicadas às necessidades dos praticantes, e com uma rede de percursos cicláveis criada de forma integrada”.

 

Segundo a governante, para além das infraestruturas, cada Centro Cycl’in Azores terá um painel informativo instalado junto à zona central de apoio à rede com a informação sobre a rede de percursos existentes e com as respetivas extensões, graus de dificuldade, contactos de apoio e parceiros, entre outra informação pertinente.

 

A rede de percursos associada a cada Centro Cycl’in Azores deverá ter, no mínimo, uma extensão de 100 km e, pelo menos, um percurso para cada um dos quatro graus de dificuldade existentes, ou seja, verde (fácil), azul (moderado), vermelho (difícil) e preto (muito difícil).

 

Destes quatro graus de dificuldade, os percursos verdes e azuis terão sinalética implementada em toda a sua extensão, sendo que nos restantes dois graus de maior dificuldade, dever-se-á recorrer à orientação por GPS, para praticantes mais experientes da atividade.

 

A titular da pasta do Turismo explicou que a sinalética homologada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que foi hoje apresentada, será aplicada nos Açores, devendo estar colocada em postes com superfície plana, paredes, muros ou rochas.

 

A Secretária Regional salientou que o projeto piloto em Santa Maria surgiu de uma prospeção elaborada entre 2017 e 2018 em todas as ilhas do arquipélago para se perceber o potencial para a criação de uma rede de centros e percursos de BTT, sendo que, dessa avaliação, foi considerado que “Santa Maria seria a ilha com melhores condições para receber este projeto inicial”.

 

“A Associação AZ Pedal, com sede local, composta por aproximadamente 20 associados, tem também introduzido dinâmica no projeto e sido fundamental no desenvolvimento desta atividade que, para além de incentivar a população local para a prática de desportos em contacto com a natureza, tem igualmente um papel preponderante na criação e manutenção de percursos, especialmente na vertente do enduro”, reforçou Marta Guerreiro.

 

Os percursos já se encontram definidos, sendo que ficarão validados e sinalizados até 15 de novembro, dotando Santa Maria de um total de 572,5 km, distribuídos por Cross-Country (XC) – 335,3 km, Ciclismo de Estrada - 199,3 km e Gravel – 37,9 km.

 

Atualmente, a rede desta ilha já possui algum equipamento, em resultado do Orçamento Participativo Municipal de 2018, através do qual foram adquiridas cinco estações de manutenção distribuídas ao longo de Santa Maria.

 

“Dada a existência destas estações de manutenção, o atual projeto prevê o complemento de uma estação de lavagem e de manutenção, que ficará colocada na zona da Reserva Florestal de Recreio de Valverde, por ser o ponto de apoio principal do futuro Centro de Cycl’in em Santa Maria”, afirmou Marta Guerreiro.

 

Após este trabalho de implementação e de instalação física da rede, e em conjunto com a Vertente Magenta, até ao final do ano “serão concluídos os conteúdos de comunicação, nomeadamente painéis informativos, ações de formação, folhetos promocionais e um microsite, a ser elaborado em parceria com a Associação de Turismo dos Açores”, acrescentou a Secretária Regional.

 

“Todos estes investimentos farão com que Santa Maria seja a primeira ilha nos Açores a receber um Centro Cycl’in Azores, com uma oferta de percursos cicláveis oficial e estruturada, pronta para ser utilizada, quer pela população local, quer pelos nossos visitantes, diretamente, ou por via das empresas ligadas ao setor”, sublinhou.

 

Na ocasião, a titular da pasta do Turismo adiantou que o Governo está a trabalhar num diploma que cria um Modelo de Gestão dos Recursos Turísticos, tendo já sido concluído o processo de consulta às entidades parceiras e de elaboração do respetivo regime jurídico.

 

“Este será um documento pioneiro a nível nacional, com enquadramento legal, que permitirá regular várias atividades nos Açores, possibilitando igualmente uma gestão eficaz dos recursos naturais, dos quais dependem as mais diversas atividades existentes na Região com contacto com a natureza”, assegurou Marta Guerreiro.


GaCS/HMB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.09.25-SREAT-CyclinAzores.mp3   20.8852.JPG 20.8853.JPG 20.8854.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal