principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 22 de Setembro de 2020

Governo dos Açores apresenta plataforma eletrónica de informação cadastral

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que o Governo dos Açores já concluiu os trabalhos de elaboração da plataforma eletrónica de informação cadastral, que agrega “a informação georreferenciada relacionada com os prédios, ao mesmo tempo que funciona como plataforma de articulação do cidadão com a administração pública no âmbito do cadastro predial”.

 

Na apresentação pública desta ferramenta, em Ponta Delgada, Marta Guerreiro explicou que esta plataforma é o elemento central do Sistema de Informação Cadastral dos Açores (SiRGIC), aprovado por unanimidade na última sessão plenária da Assembleia Legislativa desta legislatura, pronta para entrar em funcionamento assim que o respetivo diploma for publicado.

 

“Trata-se de uma plataforma que foi concebida para ser uma ferramenta intuitiva e vocacionada para o uso da população, permitindo a pesquisa de informação predial e o ponto de situação sobre processos cadastrais; o carregamento da RGG dos prédios; bem como a recolha de um conjunto de dados caraterizadores e identificadores das propriedades existentes no território, garantindo que, de uma forma atualizada e imediata, cada cidadão possa consultar ou alterar a informação cadastral dos respetivos prédios”, adiantou Marta Guerreiro.

 

Segundo a governante, a par da plataforma eletrónica, a Direção Regional do Ambiente “instalará gabinetes de apoio em todas as ilhas (dois em São Miguel), com equipamento disponível para o acesso à plataforma, garantindo também a presença de técnicos que prestarão o apoio necessário aos utilizadores”.

 

“Uma vez que a plataforma vai permitir ao cidadão efetuar a representação gráfica georreferenciada dos prédios juntando informação topográfica da sua responsabilidade, isto é, gerada com recurso a serviços privados, vamos promover, em parceria com a Delegação dos Açores da Associação Nacional de Topógrafos, a realização de ações de formação complementar em cadastro predial, de forma a disponibilizar técnicos habilitados, se possível, em todas as ilhas”, afirmou.

 

A titular da pasta do Ambiente recordou o trabalho levado a cabo, desde 2017, com a vectorização da informação, a aquisição de imagens de satélite de alta resolução, a par de equipar os Serviços com drones e tablets para utilização nos trabalhos de campo, bem como com computadores, impressoras e leitores de cartão de cidadão para os balcões físicos que existirão em todas as ilhas.

 

“Este foi um trabalho base que nos permitiu uniformizar toda a informação existente e criar as respetivas bases de dados que alimentam esta plataforma que hoje vos apresentamos”, salientou.

 

“Por tudo isto, acreditamos que, a partir de agora, passaremos a dispor de informação com maior atualização e detalhe nos processos de planeamento territorial, isto é, no suporte à elaboração, alteração, revisão e avaliação dos Instrumentos de Gestão Territorial, bem como de outros instrumentos de planeamento”, referiu a Secretária Regional.

 

Para Marta Guerreiro, “com o SiRGIC pretende-se concretizar um sistema de cadastro predial desburocratizado e que retrate, de forma fidedigna, a realidade física das propriedades, permitindo alcançar um conhecimento rigoroso do território - essencial ao desenvolvimento sustentável dos Açores”.


GaCS/HMB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.09.22-SREAT-SiRGIC.mp3   20.8804.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal