principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 15 de Novembro de 2019

Governo dos Açores apoia a recuperação da paisagem vitivinícola de Santa Maria, garante Marta Guerreiro

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que o Governo dos Açores “apoia a recuperação da paisagem vitivinícola de Santa Maria”, pelo seu “caráter ancestral” e pelas suas caraterísticas naturais, culturais e patrimoniais, “numa perfeita interação do homem com a natureza”.

 

“Apesar do seu progressivo abandono por razões económicas e falta de mão-de-obra, atualmente estamos a começar a desenvolver um processo de recuperação dos quarteis e socalcos em Santa Maria, valorizando, assim, esta paisagem vitivinícola”, salientou Marta Guerreiro, que falava quinta-feira, em Vila do Porto, na abertura do III Encontro-Debate sobre o Projeto de Valorização da Paisagem Vitivinícola de Santa Maria.

 

A titular da pasta do Ambiente frisou que “o Governo dos Açores tem estado, está e estará sempre disponível para apoiar a iniciativa privada, no sentido de recuperar e expandir a produção de vinha e de vinho, também aqui em Santa Maria", destacando os "fortes incentivos financeiros disponíveis”.

 

“Acreditamos na possibilidade de renascer e consolidar esta paisagem vitícola, que, com as suas particularidades, poderá ter uma relevância crescente no desenvolvimento desta ilha, nos seus diversos domínios”, reforçou Marta Guerreiro, acrescentando que “já existe uma nova geração interessada em recuperar um legado com história e com potencial económico”.

 

Na sua intervenção, a governante destacou o sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais da cultura da vinha, em currais e em socalcos e de pomares de espécies tradicionais, situados em áreas de paisagem protegida e em fajãs costeiras, integradas nos parques naturais de ilha e em reservas da biosfera, cujas candidaturas para o próximo ano estão a decorrer durante este mês.

 

“O ano de 2019 tem refletido enorme procura por este sistema de incentivos, contando já com 349 beneficiários, a quem foram pagos durante este ano mais de 740 mil euros, abrangendo 355 hectares em sete das nossas ilhas”, adiantou.

 

Contrariamente aos anos anteriores e, desde 2015, que não se registou qualquer solicitação de apoio, a Secretaria Regional revelou que, este ano, Santa Maria “já conta com 14 beneficiários, abrangendo uma área de cerca 1,1 hectares”.

 

“Para além destes incentivos, e tal como anunciado ainda esta semana, destaca-se o VITIS, cujo período de candidaturas se encontra a decorrer, no valor de quatro milhões de euros, permitindo reconverter mais cerca de 150 hectares de vinha, num trabalho de continuidade de crescimento de um setor tão emblemático e importante para a preservação ambiental, a manutenção da paisagem, o desenvolvimento económico e a criação de emprego e de riqueza”, frisou a governante, dando nota de que serão “privilegiadas algumas ilhas, nomeadamente Santa Maria, numa ótica de elevar o grande potencial ao nível da produção de uva que importa desenvolver”.

 

Marta Guerreiro sublinhou as caraterísticas de solos e climatéricas que permitem a existência da cultura vitivinícola um pouco por todas as ilhas, dando como exemplo as zonas da Maia e de São Lourenço, “onde a paisagem, de rara beleza, é dominada pela vinha, cobrindo as suas inclinadas encostas de pequenos currais, dispostos em socalcos, acessíveis por estreitos caminhos e escadarias”.

 

“Estas unidades de paisagem, são, aliás, verdadeiros 'ex-libris' desta ilha pelas suas caraterísticas intrínsecas, que sublinham que estamos em presença de uma fortíssima inter-relação do homem com a natureza, com benefícios para o desenvolvimento socioeconómico de Santa Maria, hoje também na área do turismo”, salientou a Secretária Regional.


GaCS/HMB
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.11.15-SREAT-VinhasSMA.mp3   19.6798.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 de dezembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de dezembro

Diretora Regional do Turismo sublinha Epic Trail Run Azores como “um grande evento desportivo açoriano”

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal