principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 10 de Novembro de 2019

Evento ‘Às Cegas’ sublinha contemporaneidade da gastronomia açoriana

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou, em S. Miguel, a realização da segunda edição do evento ‘Às Cegas’, considerando que destaca a gastronomia contemporânea açoriana, valorizando os produtos locais e o bem receber caraterístico dos Açores. 

 

Marta Guerreiro falava sábado, no Museu do Tabaco da Maia, à margem do evento, promovido pela EFTH – Escola de Formação Turística e Hoteleira, que reuniu cerca de 80 participantes em quatro jantares realizados em locais surpresa, cada um preparado por uma dupla de Chefs, tendo os participantes sido selecionados através de um sorteio que lhes deu a conhecer os Chefs, o local e o menu de degustação.

 

Segundo a governante, trata-se de mais uma iniciativa com um “conceito diferenciador e provocador”, que contou ainda com a participação dos alunos do 2.º ano de Restaurante/Bar e do 3.º ano de Cozinha/Pastelaria no serviço de apoio aos Chefs, representando uma “mais-valia no percurso de cada um destes jovens em aprendizagem”.

 

Esta segunda edição reuniu quatro Chefs e cozinheiros da EFTH (Pedro Oliveira, Nuno Santos, Henrique Lopes e Rúben Pereira) e outros quatro Chefs da Região e do continente português, nomeadamente Vítor Veloso, Terra Nostra Garden Hotel, Miguel Bértolo, do Chirashi Lisboa, Joel Vieira, da Tasquinha Vieira, e Paulo Matos, do Douro Excellence.

 

“É um evento de sucesso”, frisou a titular da pasta do Turismo, acrescentando que “oferece exatamente aquilo que as pessoas procuram nos dias de hoje: experiências em lugares inusitados, que fiquem na memória, aliadas a uma experiência gastronómica de qualidade e inovadora”.

 

A Secretária Regional referiu que a EFTH, ao longo dos anos, tem elevado a gastronomia dos Açores, promovendo “eventos singulares”, apontando como exemplos o ‘Às Cegas’ e o ‘10 Fest Açores – 10 Dias, 10 Chefs’.

 

Marta Guerreiro destacou ainda o papel que a EFTH tem tido na formação dos recursos humanos e na valorização das profissões associadas ao setor do turismo, com destaque para o Programa de Qualificação e Valorização Profissional Açores – Certificado pela Natureza, em curso, dirigido a ativos na área do turismo ou de outras áreas que queiram iniciar ou tenham iniciado recentemente uma carreira profissional nas empresas de alojamento turístico e de restauração e similares da Região.

 

“Neste momento, foram realizadas 27 ações, num total de 945 horas de formação, compreendendo já um total de 340 formando em sete cursos: Técnicas Base de Produção em Cozinha, Novas Técnicas e Tendências de Cozinha, Housekeeping, Softskills – Cliente Externo, Softskills – Cliente Interno, Marketing Digital e Técnicas Base de Restaurante e Bar”, adiantou.

 

Para além desta ação, está a decorrer outro projeto de formação de ativos que compreende 1.500 horas em 33 temáticas diferentes, nomeadamente planeamento e gestão de programas de turismo, social media, estratégia de venda do ‘front office’, atendimento, gestão de reclamações, cozinha criativa, enologia ou informação e promoção da Região.

 

“Até ao momento foram realizadas 24 formações, correspondendo a 750 horas e a 323 formandos”, adiantou.

 

Marta Guerreiro afirmou que “a qualificação dos recursos humanos tem sido, e continua a ser, uma prioridade do Governo dos Açores, prevendo-se novas ações já contempladas na proposta de Plano e Orçamento para 2020”.

 

 


GaCS/HMB
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal