principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Praia da Vitória , 14 de Julho de 2020

Estratégia do Governo dos Açores pretende aumentar produção de energia renovável até 60% em 2025

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que, com a completa realização de um “ambicioso programa de investimentos”, acompanhada pelos sistemas de baterias a implementar pela EDA, estima-se que a contribuição da produção renovável nos Açores para 2025 “poderá aumentar significativamente, dos atuais 37% para cerca de 60%”.

 

Marta Guerreiro salientou que, desses 60%, 30% serão garantidos pela fonte geotérmica, tendo em conta que o Governo dos Açores tem vindo a consolidar a “aposta na geotermia” enquanto “investimento estratégico” da Região para garantir a transição energética para uma economia de baixo carbono.

 

A titular da pasta da Energia falava na apresentação dos projetos de expansão do aproveitamento geotérmico e de instalação do sistema de armazenamento de energia e controlo da rede da ilha Terceira, uma cerimónia presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

 

Na sua intervenção, a governante referiu que serão executados três poços geotérmicos com vista “a manter a produção da Central Geotérmica do Pico Alto a médio-longo prazo e permitir a expansão da potência instalada para 10 MW, num investimento estimado de 26 milhões de euros”, lembrando que a inauguração desta Central, no início da presente legislatura, em novembro de 2017, “foi um momento emblemático e um importante marco, não só para esta ilha, mas para todo o arquipélago, sendo um exemplo da estratégia consolidada do Governo dos Açores em elevar os padrões de sustentabilidade da Região, também por via da energia”.

 

“Ainda, e mantendo o nosso compromisso de promover a maximização do aproveitamento da energia renovável, assegurando os devidos parâmetros de qualidade, o Grupo EDA está também a apostar na integração de sistemas de armazenamento em diversas ilhas, como é o caso do investimento estimado em 13,8 milhões de euros para a ilha Terceira”, acrescentou.

 

Segundo Marta Guerreiro, este sistema, juntamente com os novos furos a realizar no campo geotérmico do Pico Alto, levará a que ilha Terceira possa atingir “uma taxa de integração de renováveis acima dos 60%”.

 

Na ilha Terceira, com o contributo da energia hídrica (0,3%), da eólica (16%), da valorização energética de resíduos (6,1%) e da geotermia (12,5%), registou-se cerca de 35% de energia limpa em 2019.

 

Na ocasião, a Secretária Regional referiu ainda que, em São Miguel, prevê-se “expandir a potência instalada na Central Geotérmica do Pico Vermelho de 10 para 15 MW e saturar a potência da Central Geotérmica da Ribeira Grande (13 MW), num investimento global estimado de 39 milhões de euros”.

 

“São diversos os projetos europeus com base em investigação e desenvolvimento que integramos, também na área da geotermia, naquele que é um esforço sem precedentes para incrementar a utilização do recurso geotérmico a nível europeu, não apenas para a produção de eletricidade, mas também nas múltiplas utilizações possíveis, tendo por base a capacidade calorífica”, afirmou.


GaCS/HMB
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.8241.jpg 20.8242.jpg 20.8243.jpg 20.8244.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal