A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo destacou hoje o empenho do Governo dos Açores numa "estratégia contínua de salvaguarda do património paleontológico" da ilha de Santa Maria, apontando, nesse sentido, os trabalhos desenvolvidos na Rota dos Fósseis, na Casa dos Fósseis e, mais recentemente, a criação do Paleoparque.
Marta Guerreiro falava no primeiro dia de visita estatutária a Santa Maria, no final de uma visita à jazida da Pedreira do Campo, depois de ter percorrido parte do trilho Pedreira do Campo/Figueiral, integrado na Rota dos Fósseis.
“O projeto ‘A Rota dos Fósseis’ permitiu definir trilhos de grande importância paleontológica na ilha de Santa Maria, potenciando-os do ponto de vista turístico”, frisou Marta Guerreiro.
Este projeto, segundo a Secretária Regional, “permitiu interpretar com base científica o Percurso Pedestre da Costa Sul, troços do Percurso Pedestre da Costa Norte e propôs pequenos outros percursos, nomeadamente a passagem na jazida das Lagoínhas”.
“Foi também no âmbito deste projeto que se criou o inovador percurso marinho que circunda a ilha e permite compreender a sua formação geológica, onde se incluem as formações das diversas jazidas fósseis possíveis de observar pelo mar”, acrescentou.