principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 29 de Março de 2012

Criação do galardão Miosótis será uma “mais-valia” para a imagem dos Açores

A criação do Miosótis, um galardão criado pelo Governo Regional para premiar os “bons comportamentos ambientais” nas unidades de alojamento turístico, será uma “mais-valia” para a imagem dos Açores.

 

A ideia é partilhada pelos diretores regionais do Turismo, Miguel Cymbron, e do Ambiente, João Bettencourt, que hoje participaram conjuntamente na ilha do Pico na cerimónia de apresentação deste galardão que tem o nome de uma planta endémica dos Açores, popularmente conhecida por “Não-me-esqueças”.

 

Em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia, o Diretor Regional do Turismo destacou a “facilidade de acesso” a esta candidatura por parte dos diferentes empresários, aos quais é possibilitado aumentar gradualmente o seu “comprometimento com as práticas ambientais”, traduzido num número variável de flores, que vai de um a cinco.

 

Para Miguel Cymbron, este galardão só é possível porque os Açores “têm credibilidade internacional a nível ambiental”, afirmando-se mesmo como um destino Natureza que atrai “um tipo de turistas que está muito sensibilizado a este nível”.

 

Conforme explicou aquele responsável, com esta iniciativa os Açores estão a adaptar à realidade regional um “sistema de certificação ambiental que será fácil, prático, rápido e eficaz”, possibilitando que as unidades premiadas possam, em tempo oportuno, apresentar internacionalmente uma nova “mais-valia de reconhecimento ambiental, que os turistas valorizam”.

 

Desta forma, poderão também “esgrimir maiores argumentos” no sentido de trazerem ao arquipélago turistas que estejam ambientalmente motivados, argumentou Miguel Cymbron.

 

Por sua vez, o Diretor Regional do Ambiente sublinhou que são crescentes as referências e distinções internacionais que elegem os Açores como um destino tranquilo, de bonitas paisagens e amigo do ambiente. Só no caso desta ilha, acrescentou João Bettencourt, a Montanha do Pico foi distinguida como uma das 7 Maravilhas de Portugal e, a nível internacional, a Paisagem da Cultura da Vinha é Património Mundial.

 

Como exemplos da ação desenvolvida pelo Governo, com o envolvimento e participação de outras entidades, para valorizar este “espírito verde de preservação ambiental”, João Bettencourt apontou os concursos Eco-freguesias, que conta este ano com 130 inscritos, e Eco-Escolas, que tem presentemente a adesão de 97 estabelecimentos de ensino.

 

Considerou, por isso, de grande interesse para o turismo açoriano associar ao destino Açores a qualidade ambiental das ilhas, propósito no qual se inscreve a criação do galardão Miosótis.

 

Segundo explicou, a escolha do nome do galardão não surge por acaso, pois “Não-me-esqueças” é precisamente o que os Açores esperam de quem nos visita. O que se pretende, concluiu, é que o turista que aqui vem “não esqueça que os Açores são uma região onde o homem vive em plena harmonia com a natureza, respeita o ambiente”, daí termos “o privilégio de viver numa região com uma biodiversidade fantástica e onde a natureza é sublime”.


GaCS/FG/HO
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2012.03.29-DRT-GalardãoMiosótis.mp3 2012.03.29-DRA-GalardãoMiosótis.mp3   8901.jpg 8902.jpg 8903.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Rui Bettencourt desafia jovens a valorizarem a educação e a aprendizagem para o seu futuro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de fevereiro

Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta, realiza Curso de Português para Estrangeiros

Diretora Regional afirma que há mais 4.454 Açorianos empregados e menos 2.702 em programas só nos últimos dois anos nos Açores

Diretor Regional da Agricultura destaca grande dinamismo e potencial de crescimento da floricultura

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal