principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 29 de Julho de 2016

Trilhos pedestres dos Açores são procurados por mais de 60 por cento dos visitantes

A rede de trilhos pedestres dos Açores, um dos produtos com mais procura pelos visitantes que buscam turismo de natureza, foi hoje reforçada com a abertura do trilho 'Entre Montes', inserido no Parque Natural do Faial.

 

“Cerca de 60 a 70 por cento dos visitantes, de acordo com um estudo realizado, procuram os nossos trilhos”, frisou o Diretor Regional do Turismo.

 

João Bettencourt salientou que a Região disponibiliza atualmente “cerca de 80 trilhos homologados em todo o arquipélago, perfazendo um pouco mais de 800 quilómetros, do Corvo a Santa Maria”.

 

O novo trilho do Faial, ilha que passa a dispor de uma rede com mais de 100 quilómetros, desenrola-se ao longo de 3,3 quilómetros entre dois vulcões distintos, o Monte da Guia, de formação submarina, e o Monte Queimado, de formação terrestre, apresentando um baixo grau de dificuldade.

 

O Diretor Regional do Ambiente, também presente na inauguração, salientou que o novo percurso é “acessível à generalidade das pessoas”, podendo um maior número “desfrutar de um valioso património natural, quer geológico quer biológico, mas também de um enquadramento histórico-cultural extremamente relevante”.

 

Hernâni Jorge destacou, a propósito, o investimento feito pelo Governo dos Açores no Monte da Guia com a reconstrução da Casa dos Dabney, antiga moradia de veraneio e atual museu sobre a história desta família norte-americana que viveu no Faial, entre 1806 e 1894, e do Miradouro da Lira.

 

O Diretor Regional salientou ainda a instalação do Aquário de Porto Pim – Estação de Peixes Vivos, na antiga Fábrica do Tufo, para além da recuperação paisagística e natural que foi realizada.

 

Hernâni Jorge afirmou que esta significativa intervenção fica concluída com as obras de reabilitação da Fábrica da Baleia do Porto Pim, da fase industrial da caça à baleia nos Açores, que foram já adjudicadas por cerca de 900 mil euros.

 

O novo percurso pedestre contempla também as antigas fortificações que circundam a baía, o Forte da Greta, o Forte de São Sebastião e as 'Portas' de Porto Pim, topónimo flamengo que significa Porto Seguro.

 

Este foi um importante local de 'amarração' dos antigos cabos submarinos, tendo a cidade da Horta desempenhado um papel fundamental na história das telecomunicações entre os continentes europeu e americano.

 

Em termos de fauna e flora, o novo percurso permite observar algumas espécies da avifauna marinha dos Açores, como o cagarro (Calonectris diomedea borealis) e o garajau-comum (Sterna hirundo), ou a flora natural dos Açores, caraterizada pela urze (Erica azorica), a faia (Myrica faya), o Bracel-da-Rocha (Festuca petraea) e o Junco (Juncus acutus).


GaCS/OG
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2016.07.29-DRTu-TrilhoFaial.mp3 2016.07.29-DRA-TrilhoFaial.mp3   6297.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 13 e 14 de novembro

Governo dos Açores satisfeito com garantia de período de transição entre quadros comunitários, mas contra corte na dotação do POSEI para 2021

Serviço Regional de Saúde aumenta atividade cirúrgica

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê familiar "Quando a Tinta não Vinha em Tubos"

Direção Regional dos Assuntos do Mar divulga vencedores do Prémio Artes Entre Mares 2019

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal