principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 14 de Setembro de 2020

Governo dos Açores implementa novas infraestruturas de receção aos passageiros no Aeroporto de Ponta Delgada

O Aeroporto de Ponta Delgada passa a contar, a partir de agora, com novas infraestruturas de receção aos passageiros desembarcados, garantindo uma gestão mais eficaz a quem viaja inter-ilhas ou do exterior e, neste caso, com encaminhamento específico e diferenciado para aqueles que apresentam ou não teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada à Região.

 

Esta é uma ação do Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Saúde, dos Transportes e do Turismo, em parceria com a ANA - Aeroportos, enquanto entidade gestora do espaço.

 

Desta forma, ficam definidas três zonas com sinalética identificativa específica, seja no interior, seja no exterior da aerogare:

 

• Inter-ilhas - zona amarela;

 

• Passageiro desembarcado do exterior sem teste – zona azul, dispondo de três infraestruturas dotadas de seis gabinetes com climatização, que garantem conforto, privacidade e segurança aos seus utilizadores, sejam as equipas de saúde, sejam os passageiros, onde serão realizadas as análises de despiste ao SARS-CoV-2, bem como uma infraestrutura adicional para apoio logístico;

 

• Passageiro desembarcado do exterior com teste – zona verde, dispondo de seis infraestruturas abertas para receção e tratamento ágil dos processos dos viajantes.

 

Com esta gestão diferenciada de fluxos, pretende-se evitar o congestionamento e o cruzamento entre passageiros inter-ilhas e desembarcados do exterior, bem como aqueles que realizaram teste face aos que ainda não o fizeram.

 

Todas as infraestruturas criadas encontram-se numeradas para facilitar a circulação e orientação dos passageiros, dispondo ainda de zonas específicas para as situações prioritárias.

 

Esta é uma das medidas que permite promover uma maior eficácia no serviço prestado, recebendo os passageiros com uma mensagem de boas-vindas.

 

Neste âmbito, realça-se o apoio dos colaboradores da Direção Regional do Turismo na orientação dos passageiros em todo o processo, para além da já habitual receção e bom acolhimento aos nossos visitantes.

 

Para agilizar a circulação dos passageiros foi desenvolvida também a ferramenta web 'My Safe Azores', que torna o processo de controlo sanitário à entrada no arquipélago mais fácil e rápido, contribuindo, decisivamente, para a sua desmaterialização.

 

Esta ferramenta, disponível em https://mysafeazores.com/, permite concretizar, numa só interação, e antecipadamente, todos os passos que o viajante deve empreender antes da chegada à Região, incluindo a anexação do comprovativo de resultado negativo do teste ao SARS-CoV-2, caso tenha optado por realizar o teste no exterior, tornando o processo de circulação mais fácil e rápido.

 

O desenvolvimento desta nova ferramenta tecnológica decorre de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Regional da Saúde e a Direção de Sistemas de Informação do Grupo SATA.


GaCS/HMB
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  20.8722.jpg 20.8723.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal