principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Graciosa , 7 de Novembro de 2018

Formação de ativos no turismo valoriza as profissões e qualifica o destino

A Diretora Regional do Turismo salientou a importância do Programa de Qualificação e Valorização Profissional Açores – Certificado pela Natureza como mais um passo para a “qualificação do destino ao nível dos recursos humanos, das empresas, dos produtos e das infraestruturas”, permitindo “elevar a profissionalização do setor turístico e a certificação de produtos e serviços que, por sua vez, elevem a qualidade da receção e a experiência turística” dos visitantes.

 

Cíntia Martins falava na abertura da ação de formação de Técnicas Base de Restaurante e Bar, que decorre na ilha Graciosa, depois de ter sido realizada nas Flores, e que chegará a todas as ilhas do arquipélago.

 

Esta é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através das direções regionais do Turismo e do Emprego e Qualificação Profissional, do Turismo de Portugal e da Escola de Formação Turística e Hoteleira, responsável pelo plano formativo, que é dirigido a ativos na área do turismo ou de outras áreas que queiram iniciar ou tenham iniciado recentemente uma carreira profissional nas empresas de alojamento turístico e de restauração e similares da Região.

 

“Este programa envolverá um total de 1.200 formandos e integra sete cursos de formação de 35 horas, nas seguintes áreas: Técnicas Base de Produção em Cozinha, Novas Técnicas e Tendências de Cozinha, Housekeeping, Softskills – Cliente Externo, Softskills – Cliente Interno, Marketing Digital e Técnicas Base de Restaurante e Bar”, adiantou a Diretora Regional.

 

Cíntia Martins afirmou ser fundamental “apostar na formação e na qualificação dos recursos humanos, de forma a elevar o nível de profissionalismo no atendimento, para que o capital humano à volta das empresas e serviços turísticos seja efetivamente uma mais-valia para o setor e para a sua sustentabilidade”.

 

“A criação de riqueza e de postos de trabalho e a sua manutenção, assim como a dinamização da economia regional dependem, em muito, do receber bem e do saber receber”, acrescentou.

 

“Cada vez mais, a Região deve oferecer um serviço turístico de qualidade e de elevado valor acrescentado e isso só será possível através da qualificação do capital humano e da sensibilização de todos os atores locais para a importância do turismo, sobretudo de um turismo de natureza como o nosso, que nos obriga a uma responsabilidade acrescida em prol da sustentabilidade ambiental, social e económica”, sublinhou a Diretora Regional.

 

Cíntia Martins salientou que “o nível dos recursos humanos e a qualificação profissional são um tema cada vez mais debatido, sobretudo ao nível do setor turístico, sujeito a uma dinâmica cada vez mais acelerada, que obriga a ajustes contínuos para superar os desafios decorrentes das mudanças geradas por todo esse dinamismo”.

 

“Superar todos estes desafios passa, essencialmente, por todos aqueles que intervêm diariamente no turismo, interagindo com quem nos visita”, frisou, acrescentando que não é possível “entender o turismo de uma forma isolada do meio e das pessoas e da cultura, porque é impensável o turismo sem este intercâmbio e valorização cultural e humana”.


GaCS/HMB
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.3849.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Região deve aproveitar o potencial da Agência Espacial Portuguesa para a criação de emprego qualificado, afirma Vasco Cordeiro

Rui Bettencourt defende participação efetiva dos jovens na construção do futuro da Europa

Capacitação das organizações de produtores é fundamental para valorização de produtos da pesca, afirma Diretor Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de março

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, assinala Dia Nacional do Estudante

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal