principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 5 de Março de 2018

Governo dos Açores quer fomentar novas soluções no setor energético

A Diretora Regional da Energia afirmou hoje, na Lagoa, em São Miguel, que o Governo dos Açores pretende impulsionar novas práticas associadas à partilha de energia e ao seu aproveitamento local, como é o caso das Comunidades de Energia.

 

Andreia Carreiro salientou que a Região, considerada atualmente uma vitrina internacional de várias tecnologias de produção de energia, “quer ser também um lugar onde as novas tecnologias estão ao serviço de novas formas de gestão da energia, pelos consumidores e para os consumidores".

 

A Diretora Regional, que falava na abertura do IV Encontro com a Eficiência Energética, frisou que as Comunidades de Energia constituem uma “solução emergente que permite aumentar a aposta na transição energética de redes elétricas tradicionais para redes elétricas inteligentes, as 'Smart Grids'”.

 

Nesse sentido, sublinhou o empenho do Executivo em transformar as ilhas dos Açores "em sociedades inclusivas e prósperas, ao abrigo da 'Smart Island Iniciative'”.

 

Andreia Carreiro salientou que as Comunidades de Energia “são uma prática em crescente desenvolvimento a nível europeu", acrescentando que "consistem em projetos de energia renovável implementados por um grupo de indivíduos ou organizações que, normalmente, partilham a mesma localização geográfica, sendo os custos e os benefícios distribuídos entre os membros da comunidade”.

 

A Diretora Regional referiu que esta é uma opção que confere “inúmeras vantagens”, que vão desde a partilha do excedente de produção de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e endógenas até à redução dos custos associados à fatura elétrica e à alteração de padrões de consumo, no sentido de otimizar os momentos em que se consome energia, podendo ser aproveitada por vários agentes económicos, como indústria, turismo, comércio e serviços.

 

“A Região comprometeu-se a atuar no sentido de potenciar a eficiência energética como vetor de desenvolvimento sustentável”, frisou Andreia Carreiro, salientando que foi este o propósito que motivou a escolha do tema 'Comunidades de Energia' para a sessão de hoje do ciclo de conferências Encontros com a Eficiência Energética.

 

Estes encontros pretendem sensibilizar, debater e divulgar as melhores práticas de eficiência energética na Região, com o objetivo de promover e fomentar uma economia de baixo carbono.

 

O quarto encontro deste ciclo trouxe aos Açores diversos especialistas que partilharam os seus conhecimentos e as suas experiências no que diz respeito às Comunidades de Energia.


GaCS/DREn
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.03.05-DREn-IV-Encontro_com_a_EficiênciaEnergética(1).mp3 2018.03.05-DREn-IV-Encontro_com_a_EficiênciaEnergética(2).mp3 2018.03.05-DREn-IV-Encontro_com_a_EficiênciaEnergética(3).mp3   18.2296.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores investe 561 mil euros na beneficiação de caminho rural nas Sete Cidades

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de agosto

Esclarecimento do Governo dos Açores

Programa Jovem Agricultor visa garantir a sustentabilidade futura da agricultura nos Açores, afirma João Ponte

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de agosto

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal